O Encontro Pedagógico anual, que marca o início do ano letivo nas escolas, esse ano terá um componente adicional no Colégio Cândido Portinari, em Salvador. A rede, que atende ao Ensino Fundamental e Médio, incluiu a palestra da Infectologista Dra Ledívia Espinheira, realizada hoje (3), que reforçou aos professores e funcionários os cuidados adequados para a proteção de si mesmos, pais e alunos, em caso de atendimento presencial. Com investimentos em segurança e treinamento para a prevenção, a instituição, assim como as demais escolas particulares do Estado, acompanham as determinações do governo na expectativa de um possível retorno presencial das aulas. O Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, São Paulo e Pará são estados que, nesse momento, deixaram a cargo das famílias a escolha entre o retorno às aulas presenciais ou a manutenção do formato on-line.
Silvana Araújo, diretora pedagógica do Colégio Cândido Portinari, conta que a escola está equipada e desde junho passado elaborou o protocolo de segurança, em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), para atender aos professores e estudantes presencialmente ou no formato híbrido, conforme seja o entendimento das autoridades para o ano letivo 2021. “Seja no formato on-line, híbrido ou presencial, estamos preparados para dar continuidade às atividades escolares. Claro que o retorno presencial é algo que desejamos, e que valida uma série de questões às quais se deve dar atenção como a diminuição da ociosidade, que gera, muitas vezes, ansiedade e estresse aos alunos. Ademais, o ambiente acadêmico, seja pela socialização, pela disponibilidade de mais recursos técnicos, promove benefícios que enriquecem o desenvolvimento destes jovens e adolescentes”, pontua a diretora.
O Encontro Pedagógico do Colégio Cândido Portinari, realizado hoje, teve ainda as participações da diretoria, do CEO e do Serviço de Orientação Educacional da instituição, e contará com a apresentação dos protocolos de segurança elaborados para a escola, que terá início das aulas dia 8 de fevereiro.
Os protocolos preveem condutas comuns a todos e outras específicas a alunos, professores e funcionários, e dizem respeito tanto a questões da vigilância para a higienização pessoal e de equipamentos quanto a circulação os ambientes e uso de materiais. Alguns dos itens previstos são:
- Horário específico de entrada e saída por turma;
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Controle de fluxo por ambiente nos momentos de intervalo;
- Quarentena para papeis. Provas e material didático serão levados a um compartimento, devendo ser retirados somente após 7 dias;
- O acesso à biblioteca não será permitido inicialmente. Está sendo estudado uma maneira de viabilizar;
- Distanciamento obrigatório, demarcação de cadeiras e ambientes de circulação, entre outros.
Pais, alunos, professores e equipe técnica do Portinari terão ainda acesso, presencial, virtual ou por telefone, ao Serviço de Orientação Pedagógica, responsável por auxiliar em qualquer dúvida ou necessidade sobre a condução das aulas e os protocolos de prevenção e segurança.