Saúde

ESPANHA REGISTRA QUATRO PRIMEIROS CASOS DA CEPA BRITÂNICA DA COVID

s novos positivos foram detectados na região de Madrid
Tasso Filho , da redação em Salvador | 26/12/2020 às 18:42
Supermercados na Região Metropolitana de Valencia funcionam normalmente
Foto: TFF

A cepa britânica do COVID-19 que assustou o mundo na semana passada por seu alto nível de transmissibilidade já chegou na Espanha. Neste sábado(26) foram detectados os 4 primeiros positivos dessa nova variante do coronavírus na Comunidade de Madrid. 

Desses novos positivos, três são da mesma família. O pai, a mãe e a irmã de um homem que chegou da Inglaterra na semana passada; e um jovem que chegou em Madrid no dia 20 de dezembro, proveniente também das ilhas britânicas. Além dos quatro casos confirmados, outros três estão em observação e não foi possível identificar a origem da contaminação.

Nas últimas 48h essa nova variante da COVID-19 foi detectada na Dinamarca (33), Suiça (3), Suécia (1), Holanda (11), Itália (11) e França (1).

Por ser feriado de Natal e final de semana, o Ministério da Saúde Espanhol não comunicou os dados oficias do país mas a Comunidade Valenciana registrou 1.061 novos positivos neste sábado(26).

As primeiras doses da vacina da Pfizer chegaram na primeira hora do dia de hoje em Guadalajara, local onde a farmacêutica possui um centro de distribuição; e nas primeiras horas de domingo(27), as vacinas serão distribuídas para todas as comunidades autônomas com a ajuda do exército. Neste primeiro momento serão apenas vacinadas as pessoas do grupo de risco, e especificamente amanhã só serão vacinadas moradores de residências de maiores.