Para fortalecer o combate ao novo coronavírus no Extremo Sul da Bahia, o Governo do Estado criou 57 leitos exclusivos de atendimento a pacientes com covid-19 na região. Em Porto Seguro, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães dispõe de 13 leitos em funcionamento e outros sete em fase de implantação. Em Teixeira de Freitas, a estrutura montada já funciona com 10 leitos clínicos e sete leitos de UTI no Hospital Municipal.
Também em Teixeira de Freitas, uma nova estrutura de campanha deve ser entregue nos próximos dias para aumentar a capacidade de atendimento da população. A unidade, que está recebendo os últimos detalhes, foi construída contígua ao Hospital Municipal e disponibilizará 20 leitos de UTI e 20 respiradores.
“[A estrutura de campanha] é uma parceria do Governo do Estado com a empresa Suzano Papel e Celulose. Eles se responsabilizaram pela montagem da estrutura e fornecimento dos respiradores e nós entraremos juntamente com a prefeitura com a operação e o custeio do funcionamento. É uma unidade importante que irá atuar em conjunto com o hospital municipal", explica o governador Rui Costa.
Em Eunápolis, o Governo do Estado contratou um hospital privado para ampliar a estrutura de atendimentos oferecida na região. A unidade está sendo analisada e a quantidade de leitos será determinada de acordo com a sua capacidade, disponibilidade de equipamentos e profissionais disponíveis.
Suporte
Para dar suporte no atendimento da região, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Prado foram transformadas em centros de atendimento exclusivo para acolher e receber pacientes com casos mais leves da doença. As unidades, que funcionam 24 horas por dia, estão equipadas para realizar a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade.
Outras medidas
Na última quarta-feira (3), o Governo do Estado publicou um decreto no Diário Oficial (DOE) que determina medidas restritivas para os 19 municípios do Extremo Sul da Bahia. O documento, que vale até a próxima terça-feira (9), estabelece que apenas serviços essenciais poderão funcionar, além da proibição da circulação de pessoas entre 18h e 5h. O objetivo é conter o avanço do vírus na região, que registrou nas últimas semanas crescimentos médios diários de 28% em Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju.
Na ocasião, o governador fez o apelo à população para que respeitem o distanciamento social e evitem ir para a rua. "Estamos contratando leitos e dando estrutura para que a população de toda a região não fique desamparada e tenha atendimento, mas isso não será suficiente e, se as taxas de contágio continuarem crescendo, o sistema de saúde pode entrar em colapso. É necessário que a população entenda bem isso, evite aglomerações e fique em casa".