Com informações do The Sun
Da Redação , Salvador |
15/05/2020 às 10:53
Evitar sexo e beijos
Foto: ILS
Você deve evitar fazer sexo por cerca de 30 dias após se recuperar do coronavírus, disse um especialista.
Isso ocorre em meio a temores de que o Covid-19 possa ser transmitido sexualmente, depois que traços do vírus foram encontrados no sêmen masculino.
Agora, um especialista médico sênior do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia afirmou que os pacientes que superaram a doença precisam parar antes de pular na cama com seus parceiros.
Citando um estudo chinês que alertou que o sêmen pode transmitir o vírus, Veerawat Manosutthi disse que as pessoas devem evitar o beijo.
Até o momento, no Reino Unido, houve mais de 33.000 mortes pelo vírus e, em todo o mundo, já matou mais de 302.000 pessoas.
Manosutthi afirmou que as pessoas deveriam "usar camisinha quando começarem a se tornar sexualmente ativas novamente, mesmo após 30 dias".
No início deste mês, os pesquisadores afirmaram que os homens que haviam se recuperado da infecção ainda tinham o Covid-19 em seu sêmen.
Cientistas chineses analisaram a produção de 38 pacientes que pegaram a doença - 15 que ainda estavam no hospital e 23 que se recuperaram.
No geral, seis homens, ou 16%, tinham o vírus Sars-CoV-2, que causa o coronavírus, na amostra de espermatozóides - e dois deles já haviam superado a doença.
TAXAS DE INFECÇÃO
Os cientistas dizem que isso sugere que o inseto pode persistir por muito mais tempo nos testículos e se espalhar mais tarde através do sexo.
Escrevendo na revista JAMA Network Open, o pesquisador Shixi Zhang, do Hospital Municipal Shangqiu, diz que "a sobrevivência da SARS-CoV-2 no sêmen de um paciente em recuperação mantém a probabilidade de infectar outras pessoas".
Ele acrescentou que, se ensaios maiores mostram que o coronavírus é transmitido durante o sexo, os homens em recuperação devem ser encorajados a "abster-se ou usar preservativos" para impedir a transmissão.
Em declarações ao site de notícias tailandês Khaosod English, Manosutthi disse que "o beijo também deve ser evitado, pois também se sabe que ele pode se espalhar pela boca".