Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
09/05/2020 às 17:42
Profissionais de saúde em Mata de São João
Foto: Yordan Bosco
A Bahia registrou 5.088 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 1.316 pacientes recuperados e 190 óbitos, 3.579 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 19.628 notificações. Até o momento, 646 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Esta elevação reflete somente a correção de inconsistências entre as bases de dados nacionais, estaduais e locais, não existindo a contaminação de 318 profissionais nas últimas 24 horas. Na oportunidade, conforme já anunciado anteriormente, a partir da próxima semana, os profissionais de todas as unidades públicas deverão ser testados regularmente em intervalos de 14 a 21 dias.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Óbitos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 190 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (3); Capim Grosso (3); Catu (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (11); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (2); Jitaúna (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (121); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vera Cruz (1); Vereda (1) e Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas deste sábado (9).
184° óbito: homem de 75 anos, residente em Camaçari, com histórico de doença cardiovascular. Ele estava internado em um hospital da rede privada na capital baiana, vindo a falecer em 7 de maio.
185° óbito: homem de 63 anos, residente em Jequié, com histórico de hipertensão. O pacientes estava internado em um hospital público no município de Jequié, vindo a falecer em 06 de maio.
MATA DE SÃO JOÃO
Em pronunciamento oficial pelo Facebook da Prefeitura de Mata de São João na tarde deste sábado (9), o prefeito Marcelo Oliveira confirmou mais cinco pacientes testados positivos para o COVID-19.
Os resultados são de amostras coletadas ontem pelo próprio Município, que, desde a última quinta-feira, está testando todos os pacientes monitorados pela rede de saúde, com sintomas da doença.
O material é coletado pela Vigilância Epidemiológica de Mata de São João nos domicílios dos pacientes. Já os exames são realizados pelo Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFIBA), através de um convênio entre a instituição e a Prefeitura.
O boletim de hoje aponta 162 casos notificados na cidade. Destes, 123 já foram descartados e 28 pacientes são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Incluindo as 11 pessoas confirmadas.
Marcelo Oliveira afirma que já é esperado que o número de casos confirmados aumente com a iniciativa da Prefeitura, de testar todos os pacientes em monitoramento no Município.
Antes, os exames eram feitos apenas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que, por determinação do Ministério da Saúde, só testa pacientes internados, grávidas, portadores de doenças associadas e idosos.
“O aumento no número de casos em Mata de São João não significa que o vírus está se alastrando mais rápido por aqui. Significa a confirmação de que pacientes já cuidados pela saúde municipal estão de fato com o COVID-19”, explica Oliveira.
“A iniciativa da Prefeitura de testar as pessoas em monitoramento permite adotar medidas mais objetivas. Tanto para a contenção desses pacientes e a preservação de familiares, quanto para liberar os que tiveram a doença descartada, para que estes continuem tomando todas as medidas de prevenção, sem precisar de acompanhamento médico”, destaca o prefeito.
Marcelo Oliveira acrescenta ainda que com a confirmação de infectados, a rede de saúde do município fica mais atenta com a possibilidade de cada paciente poder ter agravamento em seus quadros, para tomar as medidas terapêuticas de combate à doença.
186° óbito: homem de 50 anos, residente em Jitaúna, sem histórico de comorbidades. Ele foi atendido em um hospital público de Jequié em 2 de maio, vindo a falecer no mesmo dia.
187° óbito: homem de 64 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes. Ele estava internado em um hospital público da capital baiana, vindo a falecer ontem (8).
188° óbito: mulher de 77 anos, residente Ilhéus, com histórico de doença cardiovascular e diabetes. A pacientes estava internada em um hospital público de Salvador, vindo a falecer em 7 de maio.
189° óbito: homem de 49 anos, residente em Salvador, com histórico de obesidade, doença cardiovascular e renal crônica. Ele estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer em 28 de abril.
190° óbito: homem de 78 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento na capital baiana, em 30 de abril, vindo a falecer no mesmo dia.
Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.