A Espanha vem tendo a sua melhor semana desde o início da pandemia do coronavírus e nesta quarta-feira(29) bateu mais um recorde, dessa vez de recuperados, com 6.339 pessoas curadas nas últimas 24h. O número de novos casos teve um leve aumento e foram registrados 2.144 infectados com 325 mortes. O país possui um total 212.917 confirmados e 24.275 falecidos.
A região de Madrid continua sendo a mais afetada e possui um total de 60.765 contágios, seguida da Catalunha(48.654), Castilla y León(16.690), Castilla-La Mancha(15.785), País Vasco(12.619) e Andalucía(12.004).
A comunidade Valenciana continua sendo a sétima mais afetada pelo vírus e nas últimas 24h registrou 158 novos infectados e 19 vítimas fatais. Dos novos confirmados, 23 foram em Castellón, 80 em Alicante e 55 em Valencia. A região possui um total de 10.326 contagiados e 1.218 mortes.
Na tarde de ontem(28) o chefe de governo Pedro Sánchez fez uma declaração em rede nacional durante 1h e 30min falando sobre o plano de descofinamento do país. O descofinamento deve durar em torno de 6 a 8 semanas e cada região será avaliada quinzenalmente para saber se pode prosseguir independentemente de outras. Ao todo serão 4 etapas, começando da fase 0 até a fase 3. A fase 0 começa no dia 4 de maio em todo território Espanhol exceto em suas ilhas que iniciaram o processo diretamente da fase 1.
Na fase 0, a mobilidade urbana vai voltar a funcionar progressivamente, sair de casa passa a ser permitido em algumas horas do dia(para evitar aglomerações) mas o uso de máscaras de proteção é essencial e obrigatório para utilizar o transporte público e para fazer atividades ao ar livre, que passará a ser permitido. Pequenos comércios poderão ser abertos desde que o atendimento seja feito com hora marcada e que os locais não contenham mostradores, as lojas devem reservar um horário somente para atender maiores de 65 anos. Bares e restaurantes poderão abrir mas nada poderá ser consumido no local. Academias e escolas continuarão fechadas mas atletas profissionais de modalidades sem contato poderão voltar aos treinos. Os hotéis e alojamentos turísticos permanecerão fechados.
A fase 1 será de 11 a 24 de maio e nessa etapa, já será permitido pessoas se reunirem desde que nenhuma tenha patologia prévia ou seja do grupo de risco. As escolas e universidades serão reabertas para desinfecção e para o trabalho administrativo. Congressos e seminários voltarão a ser permitidos desde que seja respeitada a distancia social de 2m e com menos de 30 pessoas. A abertura geral do comércio vai acontecer nesta fase porém os estabelecimentos devem operar com apenas 30% de ocupação e continuar com um horário específico para maiores de 65 anos. Bares e restaurantes poderão abrir e atender no seu local respeitando os 30% de ocupação. Hotéis e alojamentos turísticos serão reabertos mas as áreas comuns devem permanecer sem utilização. Bibliotecas serão reabertas mas somente para empréstimo e leitura desde que seja cumprido os 30% de ocupação. Atos culturais ao ar livre com menos de 200 pessoas também serão permitidos e museus serão reabertos apenas para visitas e com apenas 1/3 de sua capacidade. A produção de filmes e séries também voltará a ser permitida. Todos os atletas profissionais poderão voltar a treinar em centros de alto rendimento e as áreas de esportes ao ar livre poderão voltar a ser utilizadas desde que seja para praticar esportes sem contato físico. Centros esportivos poderão atender com hora marcada, desde que haja contato físico nem uso vestiários.
A fase 2 será de 25 de maio a 7 de junho e nessa etapa será permitido a realização de casamentos e velórios, com número limitado de pessoas e viagens dentro do seu estado passarão a ser permitidas. Escolas infantis para crianças de até 6 anos irão funcionar com a capacidade reduzida apenas para ajudar no caso de os dois pais estarem trabalhando. Seminários e Congressos poderão ser realizados com capacidade para 50 pessoas. Centros educativos e de formação, como autoescolas, poderão abrir, mas também respeitando a capacidade. Restaurantes e bares poderão continuar atendendo desde que seja respeitado a ocupação de 30%. Nos hotéis, as áreas comuns poderão ser usadas, também respeitando 1/3 de ocupação. Cinemas, teatros e monumentos culturais serão reabertos e atos culturais ao ar livre poderão ter até 400 pessoas. Os eventos esportivos poderão voltar a acontecer, desde que seja a portas fechadas ou com limitação de capacidade. As academias poderão voltar a funcionar mas apenas para esportes sem contato ou onde o risco de contágio seja baixo. As missas voltarão a ser permitidas mas apenas com 50% de ocupação.
A terceira e última fase será de 8 a 21 de junho.Todos deverão voltar a trabalhar e a vida normal, porém com algumas restrições. A distância de segurança de 2m continuará sendo obrigatória porem hotéis, lojas, bares, restaurantes e museus poderão aumentar a sua capacidade de 30 para 50%. Será permitida a realização de espetáculos culturais em locais fechados com até 80 pessoas e as atividades culturais ao ar livre poderão ter até 800 pessoas. As praias serão reabertas apenas nesta fase, porém o distanciamento social deve continuar para evitar novos contágios. As academias serão completamente reabertas e os eventos esportivos já deveram estar normalizados.
Em toda a Espanha cerca de 108.947 pessoas já se recuperaram do COVID-19 e o país vive hoje o seu 46° dia de confinamento.