Um dos principais objetivos é que no ato da reabertura dos estabelecimentos esportivos seja cumprida a função social
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/04/2020 às 11:59
Academias querem reabrir
Foto:
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (18), o 41º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O óbito foi de um homem de 53 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Ele estava internado em um hospital privado desde o último dia 7, teve os primeiros sintomas no dia 24 de março, duas semanas antes da internação, e foi a óbito no dia 14, depois de evoluir com febre por 10 dias.
CREF13 FECHA PARCERIA INÉDITA COM PROCON E OAB
A retomada do trabalho por parte dos Profissionais de Educação Física nos estabelecimentos esportivos pode acontecer a qualquer momento, dependendo apenas da decisão do poder público. Portanto, tendo em vista a preservação da saúde e segurança da categoria e do alunado, o Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA) firmou uma parceria inédita com o PROCON/BA e com a OAB/BA, nesta sexta-feira (17/04).
Um dos principais objetivos é que no ato da reabertura dos estabelecimentos esportivos seja cumprida a função social da atividade comercial, tendo na pessoa do Profissional de Educação Física, ou ainda, por meio de material informativo, a indicação de medidas de auto preservação e de uso de itens de higiene pessoal, antissépticos e congêneres, inclusive informando sobre cuidados no compartilhamento de aparelhos, equipamentos ou acessórios ou equivalentes na prática da atividade ou desporto.
O CREF13/BA divulgou ontem, por meio do site oficial (www.cref13.org.br) um manual com informações de segurança para a reabertura de academias. O guia informativo, construído a partir das orientações divulgadas recentemente pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), explica como deve ser feita a limpeza geral dos ambientes, quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que precisam ser utilizados por funcionários,
Profissionais de Educação Física e terceirizados, e quais medidas operacionais preventivas também deverão ser tomadas, para que se evite a disseminação da COVID-19. “A parceria com o PROCON e a OAB vai ajudar para que o conteúdo que está neste manual seja cumprido. Essa é uma parceria inédita que prioriza a saúde da população. Uma medida tomada antecipadamente, tendo em vista uma futura ordem de reabertura dos estabelecimentos esportivos pelo poder público em meio à pandemia” afirmou o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura.