Saúde

SESAB INFORMA 37ª MORTE POR COVID NA BAHIA E AJUDA DA BRACELL

De acordo com Fábio Vilas-Boas, o grande gargalo enfrentado é o fornecimento de respiradores
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/04/2020 às 11:32
Farol da Barra hoje com alguns atletas praticando cooper
Foto: OG

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (18), o 37º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A morte foi de um homem de 73 anos, residente em Lauro de Freitas, com histórico de hipertensão e hipotireoidismo. Ele estava internado em um hospital particular em Salvador desde 22 de março, vindo a falecer em 16 de abril.

Quatro respiradores mecânicos e 50 mil máscaras faciais foram entregues pela Bracell Bahia ao Governo do Estado durante uma videoconferência, na manhã desta sexta-feira (17), para auxiliar no combate ao novo coronavírus. O encontro virtual teve a participação dos secretários estaduais da Saúde e do Planejamento, Fábio Vilas-Boas e Walter Pinheiro, respectivamente, além do diretor-geral da Bracell Bahia, Guilherme Araújo. Os prefeitos de Alagoinhas, Joaquim Neto, de Catu, Geranilson Dantas, e Esplanada, Francisco da Cruz, também estiveram presentes.

“Esta doação fortalece ainda mais a força-tarefa que estamos coordenando em toda a Bahia, em várias frentes, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Tanto os respiradores mecânicos, cada vez mais disputados no mundo inteiro, quanto as máscaras, são indispensáveis para esta guerra que estamos travando contra o coronavírus. São iniciativas como estas que demonstram que estamos unidos, numa ampla rede de solidariedade, com o envolvimento da sociedade e das empresas para salvar vidas”, destacou Walter Pinheiro.

De acordo com Fábio Vilas-Boas, o grande gargalo enfrentado é o fornecimento de respiradores. “Esses quatro respiradores vão ser muito importantes nesses municípios. Muito obrigado em nome do povo da Bahia”, agradeceu.

Segundo Guilherme Araújo, a doação dos equipamentos segue a visão da empresa de que a produção de celulose solúvel deve ser benéfica também para a comunidade. “Fizemos todos os esforços necessários para trazer esses respiradores, e, para nós, é um orgulho e muito bom ouvir que estamos contribuindo no combate ao coronavírus”, afirmou.

O prefeito de Alagoinhas informou que, no próximo dia 29, será inaugurado no município “um centro de referência de atendimento a pacientes com a Covid-19. Serão 13 leitos. É muito importante para nós termos essa retaguarda, pois somos referência para outros 18 municípios da região. Esse gesto da Bracell pode ser feito por outras empresas”. Já o prefeito de Catu agradeceu “essa participação da Bracell, pois é importante quando o empresário também se envolve nos problemas do estado”. O prefeito de Esplanada completou: “Estamos juntos para vencer esse coronavírus”.

A doação se soma a outras realizadas há duas semanas, pela Bracell, ao Governo da Bahia, direcionadas a municípios do Litoral Norte e Agreste e à Polícia Civil, com o intuito de contribuir para o combate ao novo coronavírus. Ao Estado foram doados, protetores faciais, água sanitária, panos e pares de luvas. Aos municípios, foram entregues máscaras e kit de higiene e EPIs. A Polícia Civil baiana recebeu da empresa pares de luvas.