Saúde

SESAB ANUNCIA 20ª MORTE POR COVID PACIENTE DO MUNICÍPIO DE GONGOGI

Engenheiro Cleber também teria morrido de Covid
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/04/2020 às 21:06
Covid
Foto:
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta sexta-feira (10), o 20º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 71 anos, residente em Gongogi, com histórico de diabetes. O paciente estava internado em estado grave desde 6 de abril em um hospital filantrópico de Itabuna e veio a falecer hoje.

Há um caso do engenheiro Cleber Santana que morreu no Hpvida e que foi sepultado na última quarta-feira, em Salvador, com Covid.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia garantirá o acesso ao medicamento Hidroxicloroquina 400mg para todos os pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo, artrite reumatoide, dermatomiosite e polimiosite, mesmo que não estejam cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber gratuitamente.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a medida visa garantir o tratamento de modo integral para todos os baianos, tendo em vista a dificuldade em adquirir o medicamento nas farmácias”, afirma.

Os interessados deverão enviar, preferencialmente, um e-mail para hidroxi@saude.ba.gov.br, com a documentação que atenda aos requisitos da Nota Informativa n°4.

Na indisponibilidade do paciente enviar por e-mail, poderá entregar a documentação nos seguintes locais: Capital: FIMAE, localizado na Praça Conselheiro João Alfredo, s/nº – Pau Miúdo. O telefone de contato é 3117-1645, Já no interior, serão nas farmácias dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).

O superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Luiz Henrique Gonzales d’Utra, esclarece que serão exigidos somente alguns dos documentos e exames definidos pelo Protocolo do Ministério da Saúde, afim de garantir a segurança do paciente. “Os documentos serão avaliados com brevidade por profissional habilitado e em caso de deferimento, o paciente será informado por e-mail e telefone o dia para comparecimento na farmácia. A quantidade de medicamento liberada na farmácia poderá ser para até três meses de atendimento, a depender da quantidade de estoque disponível no momento da retirada”, afirma o superintendente.