Saúde

Hospital Estadual da Criança forma 7ª turma de residentes médicos

Solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (27)
Émille Cerqueira , Salvador | 29/02/2020 às 19:04
Formatura dos residentes do HEC
Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira (27), o Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou a solenidade de formatura da 7ª turma de residentes médicos, no Auditório do Hotel Íbis, em Feira. O evento contou com a entrega dos certificados de conclusão do Programa de Residência Médica em Pediatria, Neonatologia e Cirurgia Pediátrica de 15 médicos residentes, egressos em 2017 e 2018. Estiveram presentes formandos e seus familiares; a representante da Sociedade de Pediatria de Feira de Santana; a Dra. Heli Vieira Brandão; a médica coordenadora da Comissão de Residência, Dra. Tatiana de Oliveira Vieira; a diretora médica da Unidade, Dra. Milena Pessoa; a diretora operacional do HEC, Lívia Leite; dentre outros profissionais médicos e colaboradores do HEC.

Na modalidade Pós-Graduação Lato Sensu, o Programa de Residência Médica do HEC tem o objetivo de qualificar os profissionais nas áreas médicas de Cirurgia Pediátrica, Medicina Intensiva, Pediatria e Neonatologia, sob orientação de médicos com experiência nestas áreas. A residência é, portanto, um espaço de crescimento do profissional médico e o momento de desenvolver a vivência com a profissão. Desde 2012, quando o programa foi implantado, o HEC já formou 50 médicos.

A médica coordenadora do Programa de Residência, Dra. Tatiana de Oliveira Vieira, destacou que “a equipe do HEC celebra a formatura dos novos médicos pediatras, cirurgiões pediátricos e neonatologistas. Agradecemos a oportunidade de colaborar com a formação de sub-especialistas para atendimento de excelência aos pacientes. Desejamos boa sorte aos formandos e que sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no exercício da sua profissão”.   

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Sesab, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). O HEC está apto para atendimento de média e alta complexidade, serviço de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades, internação e atividades de ensino e pesquisa. A unidade possui 240 leitos de internação e 31 de emergência e, em 2019, realizou 70 mil procedimentos ao total.