Solenidade aconteceu nesta noite de quinta, na Pupileira
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/02/2020 às 21:17
Provedor da Santa Casa, José Antonio Rodrigues aLVES
Foto: BJÁ
Com experiência de 470 anos de existência, a Santa Casa da Bahia lançou na noite desta quinta-feira, 6, a Faculdade Santa Casa, com 7 cursos de gradução e 2 de aperfeiçoamento e graduação. O provedor José Antonio Rodrigues Alves disse em sua fala aos irmãos e convidados que se trata mais um capítulo histórico da entidade que se iniciou com a rainha Leonor, de Portugal, defensora do princiípio filosófico de que "a fé tem que ser materializada em obra social".
A Faculdade nasce depois de dois anos de estudos e preparação com o objetivo de disseminar o saber, mesclar o conteúdo acadêmico com o campo prático, sendo a primeira entidade particular da Bahia a ter um hospital próprio: o Santa Izabel.
A instituição, cujas instalações estão localizadas no Complexo Pupileira, bairro de Nazaré, terá graduações em enfermagem, psicologia e fisioterapia e nove pós-graduações latu sensu e atualizações, com destaque para os cursos de Cuidados Paliativos e Gestão para Profissionais de Saúde.
O provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, destaca a longa trajetória da instituição, que recebeu as aulas práticas da primeira faculdade de medicina do Brasil, no século XIX, na assistência e na educação.
“A história da Santa Casa da Bahia na preparação de estudantes e profissionais não começa com esta faculdade. Responsável pela fundação do primeiro hospital do Estado, em 1549, a entidade vem participando desde então do desenvolvimento e das inovações da saúde e da educação na saúde”, afirma.
APERFEIÇOAR E EXTINGUIR
Pata o médico Gilson Feitosa diretor de Ensino e Pesquisa do HSI o Brasil, na atualidade, tem 314 escolas de medicina com 35.288 vagas no primeiro ano, e muitas dessas unidades carecem de um ensino de qualidde. A Faculdade que a Santa Casa lança, agora, é um "modelo para melhorar o ensino em algumas escolas e fechar outras".
Feitosa destacou o ano de 1974 como relevante no HSI com o surgimento do Serviço de Cardiologia e 4 anos depois a organização da atividade acadêmica no mesmo hospital. Lembrou nomes históricos dessa jornada, entre eles, Celso Figueroa, Antonio Jesuino Neto, Raimundo Perazzo, Angelo Decano e Leahy Ramalho, entre outros.
Com ofertas inéditas de formação e metodologia de ensino desenvolvida para sanar as necessidades e carências do setor Saúde, a Faculdade Santa Casa oferece qualificação de maneira eficiente e diferenciada. “Vamos proporcionar aos alunos as vivências reais de uma unidade de saúde, com a missão de gerar conhecimento e transformar a educação”, afirma o gestor da Faculdade Santa Casa, Caio Andrade.
Já o médico psicanalista e diretor acadêmico Tarcisio Andrade destacou o terreno em que nasce a Faculdade da Santa Casa com formação diferenciada na área da saúde.