O HAM, referência no tratamento de câncer no país, vai completar em 2020, 68 anos de grandes serviços prestados à comunidade da Bahi
Tasso Franco , da redação em Salvador |
17/12/2019 às 10:48
A direção da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) lançou nesta segunda-feira uma campanha que visa sensibilizar a sociedade para conseguir recursos para ajudar na manutenção do Hospital Aristides Maltez.
O HAM, referência no tratamento de câncer no país, vai completar em 2020, 68 anos de grandes serviços prestados à comunidade da Bahia atendendo pacientes dos 417 municípios baianos e n o ano passado apresentou um déficit de R$ 5 milhões.
Este ano os números ainda não foram fechados, mas existe uma expectativa que esta quantia dobre, principalmente depois da inauguração da nova torre com mais 10 leitos da UTI geral e 10 na UTI cirúrgica. Esses novos equipamentos estão funcionando há quase 90 dias sem credenciamento do SUS e sem receber nada do Ministério de Saúde.
Durante a coletiva para lançamento da campanha criada pela Propeg, César Borges, que preside a Liga Bahiana Contra o Câncer, lembrou da importância do HAM para a população de todo o Estado.
“Em toda sua existência, o hospital nunca deixou de funcionar um dia sequer. E o melhor: o atendimento é 100% através do SUS. São mais de 4 mil pessoas atendidas, diariamente, e, em média, são realizados 4,3 milhões procedimentos, por ano”.
Em 2018 foram realizados 9.438 cirurgias e 176.337 consultas. Apesar da sua importância para o pacientes com câncer da Bahia o HAM vive em dificuldade financeira.
O médico Aristides Maltez, segundo vice-presidente da Liga lembrou que a sociedade baiana sempre respondeu positivamente quando o hospital precisou e por isso que aposta nesta campanha criada pela Propeg.
A previsão é arrecadar pelo menos R$ 2 milhões mensais para evitar que uma crise maior possa prejudicar o funcionamento do HAM.
“O hospital é uma instituição filantrópica e vive dos recursos do SUS e de doações da comunidade. A campanha lançada hoje vai mostrar a população baiana a nossa situação e alertar para a necessidade da ajuda de todos, porque aqui priorizamos o paciente carente cumprindo o nosso papel social.
Fernando Barros, presidente da Propeg disse que a campanha Todos pelo Aristides vai atingir várias mídias, principalmente rádio, Outdoor TV, jornais e mídia digital. Batizada de vaquinha solidária o objetivo é atingir toda população baiana e vai contar inclusive com apoio de vários artistas através das suas redes sociais. O link para quem quiser ajudar é ; https://aristidesmaltez.org.br/todos-pelo-aristides/