Saúde

Núcleo viabiliza tratamento para ronco e apneia com custo reduzido

Programa é coordenado por Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Sociedade Mundial do Sono
Camila Salles , Salvador | 11/08/2019 às 09:31
Kenya Felicíssimo
Foto: João Ferreira
A cirurgiã-dentista Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Sociedade Mundial do Sono e pioneira em Odontologia do Sono na Bahia, coordena, em outubro, o curso de Imersão em Odontologia na Medicina do Sono, voltado a dentistas formados. A ação, promovida pelo Núcleo Pós-Graduação em Odontologia, oferta a portadores de ronco e apneia do sono (que tem paradas respiratórias durante o repouso) o tratamento com o aparelho intraoral com custo reduzido.
“Esta é uma oportunidade para os pacientes, pois o tratamento com aparelho intraoral, que é eficiente e inovador, não tem cobertura de convênios ou do SUS. Além disso, é importante alertar que os distúrbios do sono prejudicam o bem-estar físico e cognitivo. Cansaço, sonolência diurna excessiva, dor de cabeça, estresse e dificuldade de concentração são alguns dos sintomas de quem não dorme bem”, explica Kenya Felicíssimo.
Os pacientes interessados devem se inscrever até 6 de setembro, através dos telefones (71) 3353-3014 / 98822-9115 ou do site www.voupararderoncar.com.br. As vagas são limitadas.

 

Mais informações sobre os sintomas

A Associação Brasileira do Sono aponta que 24% dos homens e 18% das mulheres de meia-idade roncam. Acima dos 60 anos, o percentual aumenta para 60% e 40%, respectivamente. O Instituto do Sono alerta que existem 40 milhões de brasileiros com a apneia obstrutiva do sono, distúrbio que pode levar a problemas cardíacos, como pressão alta e infarto do miocárdio.

 

Sobre Kenya Felicíssimo

Kenya Felicíssimo é Delegada-Brasil da Sociedade Mundial do Sono, através da Associação Mundial de Medicina do Sono. É cirurgiã-dentista e pioneira em Odontologia do Sono na Bahia, com título emitido pela Associação Brasileira do Sono (ABS). É doutora em Biotecnologia pela UFBA e especialista em Ortodontia e Radiologia pela Academia Brasileira de Medicina Militar. Atua no tratamento de distúrbios do sono e em Ortodontia. É CEO da MK Inovare, empresa pioneira no Brasil em projetos de PD&I na área de distúrbios do sono.