Saúde

PREVENÇÃO DO CÂNCER DA CABEÇA E PESCOÇO: HAM faz debate na quarta

Segundo a psicóloga Patrícia Peixinho, que preside o Grêmio de Estudos, a programação acontece no Auditório Honorato Maltez, começa as 9 horas e vai até as 13 horas
Da Redação , Salvador | 29/07/2019 às 15:07
Nesta quarta-feira, dia 31, no encerramento das ações do Julho Verde, o  Grêmio de Estudos do Hospital Aristides Maltez, em Brotas, realiza um debate multidisciplinar  com profissionais de várias áreas para discutir tratamento e prevenção do câncer de cabeça e pescoço.
 
Segundo a psicóloga Patrícia Peixinho, que preside o Grêmio de Estudos, a programação acontece no Auditório Honorato Maltez, começa as 9 horas e vai até as 13 horas, com a presença de médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço, além de representantes dos departamentos  de Fonoaudiologia, Odontologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Musicoterapia, Biodança e Psicologia.

Na oportunidade o médico Lucas Gomes e Silva, que dirige o departamento de cabeça e pescoço do HAM  vai fazer um balanço do mutirão realizado no sábado. No total foram feitos 120 atendimentos e 22 pessoas acabaram matriculadas para iniciar tratamento. 
Além identificar novos casos, o mutirão teve como objetivo informar a população e profissionais de atenção básica sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço e promover medidas que ajudem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

 “Trata-se de um tipo de câncer com alta prevalência, principalmente em países com baixo nível socioeconômico e precisamos alertar a população sobre os riscos e como fazer a prevenção”, disse o médico  Lucas Gomes Silva.

O especialista explicou ainda que os  principais fatores etiológicos são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação dos fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outras causas associadas são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe- amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).


A prevenção consiste principalmente no ato de evitar o consumo de bebidas alcoólicas,  o tabagismo e a exposição solar, além de uma boa higiene oral.  Outro fator importante relacionado ao vírus HPV é a prática de sexo oral com  preservativo. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes é um fator de prevenção e contribui para uma vida mais saudável.