Tratamento é feito de forma pioneira pelo Hospital Santa Izabel na Bahia
Comunicativa BA , Salvador |
21/05/2019 às 12:00
Hospital Santa Izabel
Foto: divulgação
O Hospital Santa Izabel acaba de ser reconhecido pela sua experiência pioneira com o exame PET-PSMA, que utiliza o traçador PSMA marcado com Galio-68, um radiofármaco produzido dentro do próprio hospital para exames de imagem de alta precisão no Setor de Medicina Nuclear. Os dados com essa experiência foram contemplados como Prêmio de Melhor Trabalho Científico em Câncer de Próstata, apresentado na ultima edição do Congresso de Urologia Norte-Nordeste.
O reconhecimento deve-se ao fato de o exame aumentar as chances de identificação/ diagnóstico do câncer de próstata recidivado que, de acordo com dados do INCA, é o tipo mais comum entre homens no Brasil, sem considerar o câncer de pele não-melanoma. O PET-PSMA passou a ser oferecido no Santa Izabel em novembro do ano passado, sendo o primeiro hospital da Bahia a realizar o procedimento.
"Desde o primeiro paciente, se constatou que o poder de diagnóstico desse exame é altíssimo, como já apontava a literatura internacional. A gente conseguiu mudar a condução dos casos, além de descobrir doenças que ninguém havia descoberto", diz a médica Adelina Sanches, da equipe do Hospital.
O procedimento identifica 50% mais lesões do que os exames tradicionais no cenário de recidiva de doença - quando o paciente apresenta sinais de retorno de doença após ter sido tratado. "Esse poder de precisão diagnóstica permite identificar se o retorno se deu no local onde residia a próstata, alocado em linfonodos ou como metástases à distância", afirma Adelina, especialista em medicina nuclear. Ela acrescenta ainda que essa definição precisa permite um tratamento com potencial de resposta adequada e menos efeitos colaterais.
Nesse mesmo congresso que teve o seu trabalho premiado, a médica Adelina Sanches proferiu uma aula abordando outro cenário de bastante destaque, que ocorre na avaliação de pacientes com diagnóstico recente de câncer de próstata de alto risco. Nesse casos, o PET-PSMA pode detectar a doença mais avançada do que os exames convencionais, permitindo um tratamento mais agressivo nos casos mais graves.
Mais avanços – O Santa Izabel também ganhou destaque em outro evento da área. Foi no Simpósio Internacional de Urologia, ocorrido em São Paulo, onde apresentou os resultados do tratamento do câncer de próstata em estágio avançado, com a utilização de uma substância chamada cloreto de rádio-223. A experiência do hospital conseguiu demonstrar que o tratamento com essa substância melhorou o quadro de dor dos pacientes, proporcionando uma maior qualidade de vida. "O uso deste medicamento como agregador de tempo de vida com qualidade em pacientes de câncer de próstata foi comprovado em estudo científico publicado em revista de renome internacional", acrescentou a especialista.
Sobre o Hospital Santa Izabel
Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelênciaemitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.