Entre os dias 21 e 27 de maio, o Centro Dia (Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência), vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), promove uma série de ações voltadas para mães e familiares atendidos no espaço.
A programação começa no dia 21, a partir das 8h30, com uma roda de conversa discutindo o tema “Cuidando de quem cuida”, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. O objetivo é conscientizar os usuários do serviço sobre os danos do uso do tabaco para saúde geral e bucal. O público-alvo é composto por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, dentistas, educadores sociais, cuidadores, recepcionistas, pessoal administrativo e coordenação.
A oficina "Geração de renda – produtos de limpeza" dá sequência às ações no dia 22, às 10h, com cerca de 20 participantes. O evento tem o intuito de propor alternativas de geração de renda e consumo consciente para os atendidos no serviço. A atividade visa promover a autonomia econômica e social das famílias, bem como sensibilizar e orientá-las para obtenção de rendas a partir dos conhecimentos ofertados. Dessa forma, a iniciativa busca reabilitá-los psicossocialmente, permitindo a socialização e assegurando aos participantes uma condição de vida mais digna, incluindo-os socialmente ao trabalho e elevando a autoestima dos mesmos.
Já no dia 27, às 9h e às 14h, o Centro Dia promove rodas de conversas em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A medida visa informar às famílias sobre a importância da data para o indivíduo em sofrimento psíquico, a garantia da cidadania, o respeito a seus direitos e sua individualidade. A iniciativa busca também promover o resgate da capacidade do indivíduo em participar do universo das trocas sociais, de bens, palavras e afetos, expondo seus deveres como cidadão.