Saúde

Médico otorrinolaringologista dá dicas de saúde para o Carnaval

O especialista também dá dicas para os cantores que animam a folia
Laila Sampaio , Salvador | 25/02/2019 às 15:11
Dr. Aroldo Figueiredo
Foto: divulgação

Os foliões aguardam ansiosos para a chegada do Carnaval, mas para aproveitar a folia sem prejudicar a saúde é importante tomar algumas precauções. O médico Otorrinolaringologista, Dr. Aroldo Figueiredo, Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, dá algumas dicas.

No Carnaval o que não falta é som alto, seja nos trios elétricos ou nos camarotes, por isso o médico alerta: "o folião e as pessoas que trabalham nos circuitos devem evitar ficarem expostos a sons muito altos e por período de tempo prolongado. Se possível ficar um pouco distante da saída do som do trio elétrico. Os foliões que ficam expostos a sons muito altos principalmente nessa época de carnaval podem desenvolver perda auditiva irreversível por lesão de células cocleares. O som emitido pelo trio elétrico, por exemplo, pode  ultrapassar os 80 decibéis... sendo assim, foliões que ficam expostos a um ruído desses por pelo menos 30 minutos já começa a ter lesão no seu aparelho auditivo".

O especialista também dá dicas para os cantores que animam a folia. "Os cantores costumam usar muito a voz durante várias horas no período de carnaval. Como profissional da voz, eles devem fazer acompanhamento com fonoaudiólogo especializado em voz, onde existem técnicas de aquecimento vocal. Além disso, importante beber bastante água, alimentação saudável e evitar gritos durante o desfile".

Então, para desfrutar a festa com qualidade, Dr. Aroldo, dá algumas dicas, que vão contribuir para manter a saúde durante e após a festa: "Sabemos que no período de Carnaval há uma concentração enorme de pessoas por metro quadrado. Consequentemente aumentam a transmissão de viroses devido à proximidade dos foliões. Algumas dicas são: evitar o compartilhamento de saliva com muitas pessoas, evitar beber em copo desconhecido, quando possível lavar sempre as mãos, beber bastante água, evitar abuso de bebida alcoólica e alimentação saudável. Bom Carnaval a todos!"