Saúde

HGRS promove Simpósio Multidisciplinar de Controle Infecção Hospitalar

Simpósio acontece nesta sexta, 29
ASCOM HGRS , Salvador | 26/11/2018 às 17:44

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, pelo segundo ano consecutivo, o Simpósio Baiano Multidisciplinar de Controle de Infecção Hospitalar. Marcado para esta sexta-feira (29), das 7h30 às 17h30, o evento será no auditório central da instituição.

O II Simpósio Baiano Multidisciplinar de Controle de Infecção Hospitalar é voltado para profissionais, residentes e graduandos dos cursos de saúde. Interessados devem se inscrever pelo link https://bit.ly/2FKXWdl.

No dia do evento, é necessária a entrega de 1 quilo de alimento não-perecível (exceto sal). Os participantes terão direito a certificado.

A ação é uma iniciativa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade (CCIH-HGRS). Confira, abaixo, a programação completa.

 

 

II Simpósio Baiano Multidisciplinar de Controle de Infecção Hospitalar do HGRS

 

 

Programação

 

 

7h30 – Credenciamento

 

8h – Abertura, com José Admirço Lima Filho (diretor-geral do HGRS), Aldacy Gonçalves (diretora de enfermagem do HGRS), André Durães (diretor médico do HGRS) e Flávia Tosta (infectologista coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH-HGRS)

 

8h30 – Dinâmica CCIH

 

9h – ‘Os processos de qualidade e segurança do paciente na gestão hospitalar’, com Almerinda Luedy (enfermeira e especialista em qualidade em saúde e segurança do paciente, pela Fiocruz)

 

9h30 – ‘Dispositivos invasivos: aliado ou ameaça?’, com Antônio Bandeira (infectologista do Hospital Aliança)

 

10h – ‘Bactérias multirresistente: o que fazer?’, com Nanci Silva (infectologista do HGRS e do Hospital Aliança)

 

10h30 – Coffee Break

 

11h – ‘Sepse’, com Kevan Akrami (infectologista e intensivista graduado pela University of California – San Diego).

 

11h30 – ‘A importância da higiene das mãos no controle da infecção hospitalar’, com Flávia Tosta (infectologista do Controle de Infecção do HGRS e Hospital das Clínicas).

 

12 às 13h – Almoço

 

13h – ‘A importância do trabalho do CME no controle de Iras’, com Jeferson Xavier (enfermeiro coordenador do CME do HGRS)

 

13h30 – ‘Higiene ambiental: como e porquê’, com Juliana Filgueiras (enfermeira coordenadora do setor de higienização do Hospital Municipal de Salvador e especialista em controle de infeção hospitalar)

 

14h – ‘Medidas de prevenção e controle de pneumonias associadas à ventilação mecânica’, com Pedro Moreira (fisioterapeuta do Hospital Geral Roberto Santos)

 

14h30 – ‘Higiene oral: importância na prevenção da PAV’, com Adriano Perez (odontólogo do HGRS)

 

15h – ‘Experiências exitosas: Herpes Zoster/Varicela – Casos do HGRS com atuação conjunta CCIH/NHE’, com Claudilson Bastos (infectologista do Controle de Infecção do HGRS)

 

15h30 – ‘Impacto da implementação de bundles na prevenção de Iras’, com Betânia Nogueira (infectologista do Controle de Infecção do HGRS)

 

16h – Coffe Break

 

16h30 – ‘Bundles de prevenção: experiência de um PDCA que deu certo’, com Gustavo Souza (enfermeiro do SCIH do Hospital do Subúrbio e membro da diretoria da ABECI)

 

17h – ‘Cultura de vigilância’, com Aida Ramos (enfermeira de Controle de Infecção do HGRS e enfermeira do Hupes)

 

17h30 – Encerramento, com equipe SCIH