Vestidos de Super Homens e Mulheres Maravilhas, os bebês prematuros da UTI neo natal participaram de um ensaio fotográfico na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O ensaio foi pensado como recompensa pelo esforço desses pequenos “heróis” para sobreviver após nascerem com mínimo de 24 semanas de gestação.
Além das fotos das crianças que serão entregues as suas mamães, um bate papo com médicos e enfermeiros está sendo preparado para as mamães na próxima terça-feira (20). A ação que acontecerá as 14 horas, faz parte das atividades do novembro roxo,mês dedicado à sensibilização a cerca da Prematuridade.
A diretora médica do hospital Manoel Novaes e também coordenadora da UTI neo natal, a pediatra Fabiane Chavez, relata que por mês a equipe da UTI Neo Natal atende uma média de 100 crianças. Sendo que 90% delas são prematuros. “É um verdadeiro batalhão de gente cuidando dos pequeninos com muito amor”, contou emocionada a médica .
Segundo, Fabiane Chavez, no Brasil e no mundo para cada 10 bebês que nascem 1 é prematuro o que torna esses bebês extremamente especiais fazendo – se necessário alertar a sociedade sobre prevenção, qualidade assistencial e consequências da prematuridade. “É importante refletir que não é só o bebê prematuro que merece o foco da nossa atenção, mas toda a sua família. O novembro roxo não é sobre comemoração, é sobre alerta, superação e compreensão dos fatores que levam à prematuridade e seus desfechos. Pois vivemos num país onde existe deficit de leitos de UTI Neonatal, e por isso, nós da equipe multidisciplinar da UTI neonatal do Hospital Manoel Novaes temos tanto amor e orgulho pela nossa unidade”, pontuou emocionada a médica.