Saúde

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio é tema em escolas do sertão

A atividades foram realizadas pela Gestão Ambiental da BR-235/BA, nos municípios de Pedro Alexandre, Jeremoabo e Juazeiro.
Comunicação BR-235/BA ,  Salvador | 05/10/2018 às 13:09
Setembro Amarelo no sertão baiano
Foto: div

Em alusão ao Setembro Amarelo - campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) -, a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tratou sobre o tema em palestras para mais de 1000 alunos e pais, capacitação para identificação e acolhimento de alunos em sofrimento com 123 professores e diretores de 10 escolas que ficam às margens dos Lotes 1, 2 e 5 da rodovia, que cortam os municípios de Pedro Alexandre, Jeremoabo e Juazeiro, no sertão do norte da Bahia.

 

A iniciativa foi realizada por meio dos Programas de Comunicação Social (PCS) e Educação Ambiental (PEA). Entre os dias 12 e 27 de setembro, as atividades foram realizadas nas escolas municipais dos povoados Lagoa do Mato, Malhada nova, Brancos, Água Branca, além do distrito de Pinhões e dos colégios José Lourenço, Antônio Carlos Magalhães – ACM, Menino Jesus e Ideal, todos na cidade Jeremoabo.

 

"O suicídio está entre os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU), com base em três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. A pavimentação da BR-235/BA gera impactos, positivos e negativos, nessas três áreas. Por isso a importância de tratar assuntos sociais nessas localidades, que agora tem uma nova realidade com a chegada do empreendimento rodoviário", explica Susi Mota, agente do PEA.

 

A metodologia utilizada para abordar a temática durante as atividades foi com base nos estudos do psicólogo norte americano Carl Rogers, a mesma utilizada pelo CVV. “Mostramos para as pessoas a importância de aceitar o outro como ele é, deixando claro o valor que o indivíduo possui simplesmente por existir. É fundamental que consigamos nos colocar no lugar do outro, ver o mundo pelos olhos do outro, sentir como ele sente. Desta forma priorizamos o sentimento de quem sofre, acolhemos e oferecemos um apoio emocional para a prevenção do suicídio. Não só nas escolas, mas em outras ações e, inclusive, nas nossas redes sociais divulgamos os contatos para quem quer ser ouvido, falamos de mitos sobre o tema. Tudo isso para estimular que o indivíduo tenha autoconhecimento, melhor convivência em grupo e consigo mesmo” ressalta Frederico Andrade, Comunicador do PCS.

 

Como resultado, foi iniciado o Programa de Acolhimento ao Aluno. A iniciativa é uma parceria da Gestão Ambiental da BR-235/BA com a Secretaria de Assistência Social de Jeremoabo – BA. A escola municipal do povoado de Água Branca criou um núcleo de acolhimento formado pelos próprios alunos, que ficarão responsável pela identificação e acolhimento dos colegas em estado de sofrimento para posterior encaminhamento, por parte da direção da escola, para tratamento por equipe volante do CREAS, que ficará responsável pelo atendimento psicológico e psiquiátrico. O objetivo é que o programa seja compartilhado com as demais instituições de ensino atendidas pela equipe, durante a campanha do Setembro Amarelo. 

 

Vale lembrar que uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio funciona em todo o Brasil desde junho de 2018. O contato pode ser feito pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), ou então pessoalmente em 93 postos de atendimento do CVV e pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

 

A obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA tem o acompanhamento da equipe da UFV, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução de Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).