Um clima lúdico e divertido tomou conta do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), na manhã desta quarta-feira (03). Localizada em Ondina, a unidade que presta assistência a pessoas com deficiência foi visitada pelo Grupo de Teatro da Polícia Militar (PMBA), como parte da programação de mês das crianças do projeto Patrulha do Bem.
A cabo Maria Celina é integrante do Grupo de Teatro da PMBA e ressalta que o projeto Patrulha do Bem mostra que arte e segurança pública podem andar de mãos dadas. “O Grupo é uma ferramenta nova de segurança pública, na qual a sociedade e a corporação fortalecem a Corrente do Bem”. Responsável por arrancar gargalhadas da plateia, o sargento Luís Anselmo assegura que “a maior recompensa é ver a expressão de felicidade e reciprocidade das crianças, que conseguem se comunicar com a história que é apresentada”.
Teve muita música, histórias engraçadas e até uma roda de capoeira. O sorriso estampado no rosto dos pacientes e familiares é indício de que a atividade é benéfica para os pacientes. O coordenador de Esporte do ION, Virgílio Leiro, destaca que “essas atividades mexem com o aspecto biopsicomotor e também com a autoestima deles. Uma ação como esta se torna ainda mais significativa por que há também uma carência muito grande por parte desse grupo no que diz respeito a acesso a cinema e teatro”.
A dona de casa Isaura dos Santos, mãe de Assaf de 13 anos, que é atendido pelo ION há mais de três anos, avalia. “É um dia diferente e alegre, que é bom para todos, inclusive a família. Os meninos gostam e curtem muito. É bastante edificante”. Com apenas sete anos de idade, a pequena Juliana Portela pulou e interagiu com os personagens levados pela Patrulha do Bem. “Eu fiquei muito alegre e gostei de tudo que vi”.
Mês das Crianças
O público-alvo do projeto são crianças e idosos e, no mês dos pequeninos, o Grupo de Teatro da PMBA ainda vai passar pelo Hospital Martagão Gesteira (04/10); Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil – Nacci (08/10); Creche Aprendendo com Jesus e Fundação Cultural do Estado da Bahia (09/10); Organização de Auxílio Fraterno – OAF (10/10); e Creche da Polícia Militar da Bahia (11/10).
Quem quiser se tornar um doador voluntário da iniciativa deve entrar em contato através do e-mail dcs.artes@pm.ba.gov.br.