Saúde

ITABUNA: Cabra Macho, da IBT, espera fazer 600 atendimentos próstata

Acontece em Itabuna
Da Redação , Salvador | 07/06/2018 às 13:25
Operação Cabra Macho
Foto:
  A ação  Cabra Macho espera prestar 600 atendimentos preventivos gratuitos de câncer de próstata. A ação social da Igreja Batista Teosópolis será realizada nos dias 16 e 17 de junho, na sede da igreja, localizada na Avenida Félix Mendonça, bairro da Conceição, em Itabuna.

“A cada ano, buscamos melhorar o atendimento aprimorando nossos serviços. Para nós, é uma forma de ajudar vidas e contamos com a força do voluntariado para oferecer um serviço de qualidade à sociedade”, destacou o pastor Genilson Souto.

Na 6ª edição, a ação social contará com cerca de 150 voluntários, entre profissionais de saúde, a exemplo de médicos especialistas em urologia,  enfermeiros, técnicos de laboratório, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. O médico João Correia, hoje radicado em Londrina no Paraná, estará em Itabuna para ajudar no mutirão.

Coordenador do Ministério da Ação Social, Gilson Pinheiro, ressalta que o Cabra Macho é anual, mas a sua organização vai para além do período do evento. “É um trabalho que realizamos durante todo o ano. Após terminado o mutirão, nosso trabalho prossegue, pois realizamos o acompanhamento de todos aquele que forem diagnosticados. É um trabalho que fazemos para a sociedade”, explica Gilson Pinheiro.

Nas edições anteriores, pessoas de vários municípios do sul da Bahia, como Buerarema, Uruçuca, Ilhéus, Itajuípe, Arataca e São José da Vitória, entre outros, foram examinadas. Na rede particular, a consulta e os exames custam em média R$ 200,00.

Chamamento

Neste sábado, dia 9, voluntários farão panfletagem  no bairro da Conceição, Centro Comercial e Avenida do Cinquentenário, em Itabuna. O objetivo é sensibilizar as pessoas para que realizem os exames preventivos de câncer de próstata, que  é o segundo que mais atinge a população masculina perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Recomendações

É recomendável a quem for realizar os exames jejum de pelo menos oito horas e no máximo 12, não ejacular  72 horas antes da coleta, não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação(andar a cavalo) , no dia anterior e não fazer sexo anal antes do exame.