Saúde

Médicos realizam atendimentos e exames gratuitos em Santaluz, Bahia

Médicos realizam atendimentos e exames gratuitos em Santaluz, Bahia
Da Redação , Salvador | 29/04/2018 às 10:10
Voluntários do sertão
Foto: DIV
Técnicos e médicos voluntários da empresa deverão realizar 5 mil atendimentos em Santaluz (BA), a 288 km da capital Salvador. Iniciativa integra a ação da ONG Voluntários do Sertão, entre 30 de abril e 4 de maio
 
Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, cerca de 40 médicos e técnicos voluntários do Grupo Fleury, que inclui a marca soteropolitana Diagnoson a+, realizarão, gratuitamente, cerca de 5.000 atendimentos, incluindo exames de análises clínicas e de imagens, na cidade de Santaluz, localizada a 288 km de Salvador (BA), com aproximadamente 38.000 habitantes. Para participar dos atendimentos, que acontecem em diferentes pontos do município, os interessados devem levar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os serviços ofertados de forma gratuita pelo Grupo Fleury estão: exames de ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia e medicina fetal, além de atendimentos de clínica médica (assessoria para análises clínicas), neurologia e nutrição.

Também estão previstas ações do Conecta Saúde, programa de prevenção à Aids do Grupo Fleury que sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

A ação integra as atividades da ONG Voluntários do Sertão, com sede em Ribeirão Preto (SP), que há 18 anos promove o voluntariado no sertão nordestino, levando saúde, assistência social e segurança alimentar e nutricional a populações menos assistidas.

“Estimulamos o voluntariado para fomentar qualidade de vida e promoção à saúde. Esta é a quarta vez que participamos do ‘Voluntários do Sertão’ e é sempre uma satisfação levar prevenção, informação e atenção a populações mais vulneráveis”, destaca Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Fleury. 

Como ocorreu nas edições anteriores, os colaboradores do Grupo Fleury também somaram forças para arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados à população local. Neste ano, foram arrecadadas mais de seis toneladas.

A primeira participação do Grupo foi em 2015, na cidade de Condeúba (BA), com a realização de 2.000 atendimentos; na segunda, em 2016, foi a vez de Santa Cruz de Cabrália (BA), quando o número subiu para 2.700; e em 2017 a ação aconteceu em Irecê (BA), onde foram contabilizados mais de 4.000 atendimentos nas unidades móveis que movimentaram a cidade.

A realização do evento depende da equipe de voluntários e parceiros. Além do empenho do voluntariado da Diagnoson a+, do Grupo Fleury, o ‘Voluntários do Sertão’ conta com a parceria da GE, que cederá equipamentos de mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia, e de empresas como Abbott, Cremer, Roche, Carestream e Júlio Simões, BD, LSK, Leograf, Brasanitas, Gebramed, Greiner BioOne, Alatur JTB. A carreta foi cedida pelo CIES.