Saúde

Lauro de Freitas reforça rastreamento do câncer de mama

A ação é realizada pela secretaria de Saúde do estado em parceria com a secretaria municipal de Saúde (Sesau) e secretaria municipal de Política para Mulheres (SPM)
Mara Campos , Salvador | 26/01/2018 às 18:46
Lauro de Freitas reforça rastreamento do câncer de mama
Foto: div

Mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, moradoras de Lauro de Freitas, serão  atendidas a partir desta segunda-feira (29) em unidades móveis para a detecção precoce de casos de câncer de mama. Três carretas estarão estacionadas próximo às Unidade de Saúde da Família de Areia Branca e de Vida Nova, e em frente ao Restaurante Popular, até 8 de fevereiro, realizando em média 130 mamografias por dia.

Para ser atendida, das 7h às 17h, a mulher deve levar a xerox do RG, do Cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos serão feitos de acordo com a demanda espontânea. Não é necessário marcar para fazer os exames. “É só vir como os documentos exigidos que serão atendidas. Os resultados desses exames serão entregues em até 45 dias nas unidades onde foram realizados. As pacientes serão contatadas assim que estiverem disponíveis”, explica o secretário municipal da Saúde, Erasmo Moura.

A ação é realizada pela secretaria de Saúde do estado em parceria com a secretaria municipal de Saúde (Sesau) e secretaria municipal de Política para Mulheres (SPM). Após o rastreamento do câncer de mama, caso seja identificada alguma anormalidade, uma biópsia será realizada. “Se for necessário, a paciente será encaminhada para realização de procedimento cirúrgico no Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador”, completa Moura.

Gestora da SPM, Bárbara Chaves informa que uma programação com palestras e bate papos foi produzida para ser apresentada enquanto as mulheres aguardam o atendimento. Chaves destaca que “o cuidado com a saúde feminina deve ser preocupação constante, com a realização de auto-exames e mamografias todo ano”, disse. Entre outros temas, as palestras abordarão Violência contra a Mulher e Empoderamento Feminino.