Saúde

Prefeito Ilhéus leva vereadores para conhecer Hospital Costa do Cacau

Com informações da Secom PMI
Da Redação , Salvador | 28/11/2017 às 17:38
Mário Alexandre com vereadores
Foto: Clodoaldo Ribeiro

 

Ao visitar as instalações do Hospital Regional Costa do Cacau, vereadores locais aprovaram a qualidade do novo equipamento de saúde em Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre recepcionou na manhã de hoje (28), os 19 parlamentares que conferiram in loco, os detalhes da estrutura e do modelo de funcionamento da mais moderna unidade hospitalar do interior da Bahia, que será inaugurada no dia 15 de dezembro. “A visita de hoje, também tem o intuito de apresentar os vereadores à gestão da nova unidade hospitalar e tirar as dúvidas sobre o Costa do Cacau e sobre o Regional, que vai continuar funcionando com atendimento a pediatria, até que sejam iniciadas as obras que o transformarão no Hospital Municipal Materno-Infantil com UTI Neonatal”, garantiu o prefeito.

De acordo com o prefeito de Ilhéus, o governo do estado assumirá a recuperação das estruturas físicas dos Postos de Saúde, o que, segundo ele, melhorará significativamente a Atenção Básica no município. “Já temos em mãos os projetos de reforma destes postos. Daremos início o mais rápido possível às obras estruturantes, ampliando a nossa Atenção Básica. Apresentei à Câmara Municipal para futura aprovação, a seleção para médicos, no intuito de fortalecer as equipes de Saúde da Família na sede e distritos. Com a implementação do Costa do Cacau, a criação do Materno-Infantil e uma Policlínica Regional, temos a meta de sermos referência em saúde na Bahia”, assinalou.

Mobilidade integrada – O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, ressaltou a importância de um grande hospital como o Costa do Cacau, porém, adiantou que “já está em discussão com as empresas que ofertam os serviços de transportes coletivos, a inclusão de veículos integrados que farão as linhas, rodoviária-hospital e hospital-rodoviária, sem que o usuário tenha que pagar a mais, além do já cobrado na passagem de origem. “Esse acréscimo se dará também porque, em breve, serão entregues, aqui ao lado do hospital, mais 600 unidades habitacionais, ou seja, pelo menos 1.500 pessoas passarão a circular por aqui”, destacou Nazal.

“Precisamos mostrar para a população qual é esta estrutura de alta complexidade que vai ser aberta ao público de Ilhéus e região. Diante disso, os vereadores transmitirão à população o que viram e, assim, poderão diminuir a ansiedade e mostrar a importância desse instrumento de saúde pública. Temos trabalhado para estreitar todas as relações de rede e assistência no município. Já estamos trabalhando com a adequação da ampliação de carga horária dos profissionais de saúde, com a aprovação da Câmara Municipal, o que prepara os Postos de Saúde para receber os novos profissionais médicos, após seleção”, declara a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira.