Saúde

Médicos das Obras Irmã Dulce criam manual prático tomada de decisões

Lançamento do livro acontece dia 17 de julho, às 9h, no auditório da OSID, Largo de Roma
Adriana Patrocinio , Salvador | 11/07/2017 às 18:27
YELLOWBOOK
Foto: Div
Fruto de anos de pesquisa e das ricas experiências vivenciadas por três médicos no dia a dia do Hospital Santo Antônio (HSA), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o livro YellowBook – Fluxos e Condutas da Medicina Interna (editora Sanar, 818 páginas) já vem sendo considerado um manual definitivo para o ofício do profissional médico. A publicação traz, de forma inovadora, prática, objetiva e fundamentada, orientações que auxiliam na conduta e na tomada de decisões à beira do leito de emergências, assim como nos ambulatórios e enfermarias, nas mais diversas especialidades médicas, contribuindo para a melhora do atendimento em Saúde e no tratamento do paciente. De autoria dos médicos Clístenes Queiroz, Carlos Geraldo de Moura e Marconi Cedro, aliado à colaboração de mais de 70 médicos e residentes das Obras Sociais Irmã Dulce, o livro será lançado no dia 17 de julho, às 9h, no auditório da OSID, localizado na sede da instituição, no Largo de Roma. O evento contará com a presença de médicos e demais profissionais da área da Saúde, além de residentes e estudantes de Medicina.
O YellowBook também faz parte das homenagens pelos 25 anos de falecimento de Irmã Dulce, como resultado da dedicação dos professores autores em formar profissionais para exercer a Medicina de forma humanizada, seguindo os exemplos da Mãe dos Pobres. “O livro deriva da nossa experiência ao longo de anos na área de assistência nas Obras Sociais Irmã Dulce e reúne os formatos que nós encontramos para lidar com os pacientes e as patologias, incluindo fluxogramas de condutas, orientações de como usar os medicamentos e em quais momentos, por exemplo, que pode ser utilizado por médicos de todas as áreas, em qualquer estágio da carreira. Consideramos o YellowBook um manual pragmático que preza pela disposição intuitiva das informações vitais à tomada de decisão, além de ser uma fonte inesgotável para revisão ou introdução a dezenas de temas da clínica médica”, destaca Clístenes Queiroz.   
Dividido em 13 grandes áreas da medicina interna, reunindo temas ordenados por risco ao paciente e informações hierarquizadas por critério de cores de acordo com a necessidade de rapidez do procedimento, o YellowBook traz fluxogramas de conduta passo-a-passo, com descrição de assistência médica sequencial e contínua. Esses mapas esquematizados permitem a consulta veloz aos procedimentos indicados e adequados, sem que a acurácia das informações seja prejudicada. Outra grande inovação da publicação é vista no bulário. Introduzido em cada capítulo para facilitar o acesso imediato e contextualizado aos medicamentos, suas aplicações e contraindicações, o bulário destaca apenas as informações essenciais ao médico.
 

Sobre os autores
Clístenes Queiroz de Oliveira – Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP); Professor de Endocrinologia da UNIFACS – Universidade Salvador; Professor da Residência de Clínica Médica do Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce; Mestrando em Medicina e Saúde pela EBMSP; Especialista em Clínica Médica e Endocrinologia.
Marconi Moreno Cedro Souza – Formação em Clínica Médica no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce; Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Médico residente do Serviço de Gastroenterologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP).
Carlos Geraldo Guerreiro de Moura – Professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Doutor em Medicina interna pela EBMSP; Coordenador da Residência em Clínica Médica do Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce; Membro do Comitê de Artrite Reumatóide da Sociedade Brasileira de Reumatologia; Médico concursado do Ministério da Saúde - Hospital Ana Neri.