Com informações da Ascom Sobape
Da Redação , Salvador |
08/02/2017 às 09:58
Mary del Priori, historiadora
Foto:
Uma viagem pela história da criança e do adolescente desde o período colonial até a atualidade ajudará pediatras e profissionais de saúde a encontrarem novos caminhos para melhorar a qualidade da assistência médica ofertada no Brasil. O tema, que será apresentado pela historiadora Mary del Priore, faz parte da programação do 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). A atividade reunirá profissionais de saúde de várias partes do país nos dias 16 e 17 de março, no Hotel Bahia Othon, em Ondina. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.forumabp.com.br/home.asp.
Autora de 37 livros e diversas publicações científicas, a historiadora Mary del Priore trará ao debate em Salvador uma reflexão atualizada sobre os principais entraves para a assistência às crianças. “O trabalho infantil, as carências do ensino e a falta de cuidados na saúde atacaram, desde sempre, as nossas crianças. Elas também foram modeladas por relações patriarcais muito severas, pobreza e mesmo fome”, antecipa a historiadora, que tem pós-doutorado pela Escola de Ciências Sociais na França e leciona Pós-Graduação de Historia da Universidade Salgado de Oliveira.
A conferência de Mary del Priore será coordenada pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a pediatra Luciana Silva, que destaca a qualidade científica dos palestrantes e do conteúdo elaborado para o 19º Fórum de Pediatria.“Esse é um dos compromissos da atual gestão para o qual temos dedicado nosso tempo e esforços. Estamos convictos de que os resultados beneficiarão o conjunto da sociedade”, assegura Luciana Silva, que é professora titular de Pediatria da Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Temas da atualidade, como a pedofilia e a falta de limites, também integrarão as discussões do fórum. A programação completa pode ser conferida em http://www.forumabp.com.br/.
Interesse social
Este ano, o tema geral será “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, com abordagem de demandas atuais e de interesse social, como meio ambiente e arboviroses (dengue, zika e chikungunya); reflexões sobre a vida e morte de adolescentes (suicídio, drogas, álcool); crianças desaparecidas; e cuidados paliativos, entre outros.
O Fórum de Pediatria é voltado para estudantes e profissionais de diversas especialidades interessados e/ou envolvidos nos cuidados com a criança e o adolescente em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais.
A atividade vai prestar uma homenagem póstuma ao pediatra e primeiro presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), professor Nelson Barros, que morreu em março de 2015.