Saúde

Programa de Saúde Mental amplia serviços em Senhor do Bonfim

Com informações do Planserv
Da Redação , Salvador | 30/01/2017 às 16:52
 Os beneficiários assistidos pelo Programa de Saúde Mental do Planserv - Assistência à Saúde do Servidor Público Estadual já contam com atendimento no município de Senhor do Bonfim. A multiclínica Bonfisio, credenciada da rede, agora integra os habilitados pelo programa, no âmbito de atendimento Ambulatorial em Saúde Mental, que oferece atendimento com direito a consultas psiquiátricas e sessões de psicoterapia.

Para obter informações e participar dos programas o beneficiário deve acessar www.planserv.ba.gov.br em rede credenciada e consultar o prestador mais próximo de sua região.

Dez clínicas estão credenciadas neste nível de atenção, com mais de 90 profissionais cadastrados. Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas são os municípios onde os beneficiários podem procurar atendimento.

Além do Programa de Saúde Mental, o Planserv disponibiliza aos seus beneficiários Programas de Prevenção do Idoso, de Pediatria, de Feridas e de Endocrinopatia. “É uma de nossa prioridades investir sempre nos programas preventivos, visando a qualidade de vida do nosso beneficiário e também evitando os agravos na saúde”, afirma a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Psicoterapia - No nível ambulatorial, o beneficiário do Planserv com sofrimento psíquico leve a moderado é acompanhado através de psicoterapia e consultas psiquiátricas, reduzindo a demanda por serviços de urgência/emergência e internações psiquiátricas. 

Já o beneficiário com sofrimento psíquico grave e persistente recebe acompanhamento multiprofissional diário e aberto em hospital-dia. Além disso, a família também recebe suporte, com atendimento multidisciplinar. “A participação da família é muito importante. Os familiares precisam entender o processo pelo qual o paciente com transtorno está passando, para que possa ajudá-lo da melhor forma possível”, explicou a coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde (CGPS), Ângela Nolasco.

Como último recurso terapêutico, para os beneficiários com transtorno mental grave que vivenciam um momento de crise, o programa disponibiliza a internação psiquiátrica, que oferece acompanhamento multiprofissional, oficinas terapêuticas, atendimento psiquiátrico e psicológico, assistência de enfermagem e assistência social, visando a estabilização dos sintomas e retorno ao convívio social o mais breve possível.