Com informações da Secom/SSa
Da Redação , Salvador |
25/01/2017 às 23:13
O secretário José Antonio Rodrigues Alves e o prefeito ACM Neto
Foto: Max Haack
Um novo local com mais estrutura e conforto para profissionais e moradores, deixando para trás o cenário de abandono e violência do antigo imóvel. É esta a situação da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque de Pituaçu, localizada agora na Rua Araújo Bastos e entregue pela Prefeitura nesta quarta-feira (25). A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, demais gestores e técnicos municipais, autoridades e população. Com esta unidade, a Prefeitura alcança a marca de 165 postos municipais reformados, recuperados, construídos e/ou reconstruídos em Salvador desde 2013.
O prefeito lembrou o esforço feito pela administração municipal para reestruturar a rede de atenção básica à saúde, cuja situação em 2013 era considerada lastimável. Desde então, além da recuperação da estrutura física dos postos, também foram contratados mais de 3,7 mil profissionais de saúde e o número de equipes de Saúde da Família aumentou em mais de 100%. Foi recuperada uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e implantadas outras oito unidades semelhantes, além da instalação de quatro multicentros de saúde e a construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador.
“A intenção é continuar garantindo recursos para que a saúde avance ainda mais na cidade. Nos próximos dias, devemos visitar as obras do hospital municipal. Vamos lutar para ampliar o número de equipes de Saúde da Família em Salvador. E, ainda, está lançado aqui um desafio: de chegar a 100% dos postos recuperados em Salvador até 2018”, pontuou ACM Neto.
O secretário de Saúde ressaltou que a USF Parque de Pituaçu agora está mais organizada, em um local mais seguro e central, que facilita o acesso de profissionais e moradores ao serviço. As equipes vão passar a utilizar o prontuário eletrônico, que possibilita maior agilidade no acesso aos dados do paciente.
Rodrigues Alves destacou ainda o desempenho dos profissionais durante o período de adaptação da estrutura para um novo imóvel, iniciativa realizada a pedido da própria equipe devido ao episódio de violência que vitimou uma policial militar na antiga estrutura, em 2015. “Durante esse um ano e meio de estruturação do posto, todos tiveram que atuar em outra unidade (USF Pituaçu, na Rua Gonçalves Cezimbra) e, mesmo assim, conseguiram manter o mesmo número de atendimentos. Isso demonstra o compromisso da equipe com esta localidade.”
Estrutura - Com a reforma, a USF Parque de Pituaçu terá capacidade para atender 204 pessoas por dia e, aproximadamente, oito mil pessoas moradoras da região cadastradas na estratégia de Saúde da Família. A estrutura contará com 24 profissionais e serão disponibilizadas duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal.