Sobape completa 28 anos e reitera compromisso na assistência a crianças e melhores condições de trabalho para pediatras
Da Redação , Salvador |
22/12/2016 às 08:41
Dolores Fernandes
Foto:
Ampliar as frentes de defesa profissional, por melhores condições de trabalho e salário, e aprimorar a assistência de saúde a crianças e adolescentes fazem parte dos desafios que a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) listou ao completar 28 anos, nesta terça-feira (20).
Fundada em 1988 pelo professor Nelson Barros, a Sobape tem como missão a promoção da educação continuada e divulgação do conhecimento das diversas especialidades pediátricas, o que resulta na qualidade do atendimento ofertado.
“A Sobape sempre esteve ao lado dos pediatras, crianças e adolescentes zelando pelo seu cuidado com a saúde. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte dessa Sociedade, que teve nos seus primórdios o doutor Eliezer Audíface e foi efetivamente constituída na Bahia pelo professor Nelson Barros”, declarou a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.
Ela avalia que, somente um pediatra atualizado, pode “contribuir para que essa criança seja um adulto saudável e bem produtivo”. “A Sobape busca o aprimoramento cientifico de seus associados e de todos os pediatras através de congressos locais e nacionais e de vários cursos das especialidades pediátricas”, afirmou.
Dolores Fernandez analisa que um dos principais desafios é manter a Sobape em constante crescimento e assegurar a regularidade e adimplência dos associados. “Somos uma das maiores sociedades de especialidade no Brasil, precisamos ser muitos e nos mantermos fortes para preservar essa sociedade científica que cuida do futuro do Brasil. Parabéns a todos os que têm contribuído ao longo dos 28 anos para nos mantermos vivos e atuantes com força e garra na defesa dos pediatras e das crianças e dos adolescentes”.
De acordo com o pediatra Fernando Barreiro, que já presidiu a Sobape por três períodos, a entidade tem relevante função de “congregar os pediatras da Bahia em torno, não só da educação continuada, como também em reivindicações para melhoria da assistência à criança e das condições de trabalho do pediatra e sua remuneração”.
Ele destaca que a Sobape participou da luta pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), preconizada pela Associação Médica Brasileira (AMB). Barreiro exaltou o legado deixado pelo professor Nelson Barros. “Ele promoveu democracia na pediatria baiana. Isso é importante até hoje porque a Sobape é uma associação aberta a todos os pediatras da Bahia”. Lembrou ainda que, apesar de ter sido o fundador, o professor Nelson Barros só presidiu a Sobape uma única vez, o que não o impediu de seguir influenciando positivamente e de colocar suas ideias em discussão, “mas sem impor”.
Nelson Barros faleceu no dia 14 de março de 2015, dois dias antes de completar 86 anos. Este ano ele será o homenageado do 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que acontecerá em Salvador nos dias 16 e 17 de março de 2017, Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina. Ele também dá nome à premiação criada pela Sobape para destacar os melhores trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de medicina e residentes de pediatria.
Entre os ex-presidentes da Sobape estão a pediatra Luciana Silva, que hoje está à frente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Veja a lista de presidentes da Sobape por ordem de gestão:
Nelson Barros (1988-1990)
Núbia Mendonça (1990-1992)
Célia Silvany (1992-1994)
Luciana Silva (1994-1996)
Hagamenon da Silva (1996 a 1998)
Lícia Moreira (1998-2000)
Hélio Queiroz (2000-2002)
Hans Greve (2002-2004 / 2010-2013)
Fernando Barreiro (2004-2007 / 2007-2010 / 2013-2016)
Dolores Fernandez (2016-2019)