Sorriso mais bacana
JM , Salvador |
22/12/2016 às 08:22
Agda Rios
Foto:
O sorriso tornou-se protagonista na representação de uma pessoa e corpo saudáveis e fez do clareamento dental, nos dias de hoje, uma das principais intervenções estéticas antes da chegada do Verão. "O sorriso melhora a autoestima do paciente, que ganha até um aspecto mais jovem com o procedimento. A maioria deles chega no consultório querendo fazer o clareamento por vaidade e sai muito mais confiante", explica Drª Agda Rios Oliva, do CENIOR SPA Odontológico, que aponta a “estação do sol” como aquela em que as pessoas mais se expõem e querem estar na sua melhor forma física e estética.
São dois os métodos mais conhecidos do clareamento: a laser (LED) e o caseiro supervisionado. O primeiro é realizado no consultório, em cerca de três sessões de 30 minutos cada, enquanto que o caseiro dura de duas a três semanas, com supervisão e indicações do profissional de saúde bucal. "No tratamento feito em consultório, a percepção da melhora é mais rápida. No caseiro, o paciente vai sentindo as mudanças de forma mais lenta e gradual, se acostumando aos poucos com os efeitos do tratamento, sem sustos", resume.
Os efeitos colaterais e o período chamado de crítico também mudam entre as opções. Como o tratamento a laser é mais rápido, o tempo que o paciente fica proibido de consumir substâncias corantes, como café, tabaco e refrigerantes também é menor. Ao escolher o procedimento realizado em casa, o paciente restringe a alimentação durante todo o processo. A sensibilidade nos dentes, que é uma das principais reclamações dos pacientes, no entanto, é maior na opção a laser, especialmente logo após as sessões em consultório.
A escolha pela melhor opção, cujos valores são semelhantes, deve ser feita junto com o dentista, que vai avaliar todas as variáveis a fim de que o resultado seja o mais efetivo possível. "A conversa com o dentista é fundamental, até mesmo para que o paciente receba as orientações a longo prazo, para que o efeito seja o mais duradouro possível", explica Drª Agda, que recomenda diminuição no consumo de alimentos com muitos corantes, como vinho tinto, café, refrigerantes e massa de tomate, além do corte do cigarro, um dos maiores inimigos do sorriso branco.
CUIDADOS - Drª Agda, que é professora do curso de Dentística Restauradora do Instituto Prime de Ensino Personalizado, reforça o cuidado na escolha do profissional. Apenas cirurgiões-dentistas estão credenciados a realizar o clareamento dental. Vale destacar que, sem esse cuidado, o procedimento pode piorar o sorriso, provocando manchas e até o enfraquecimento dos dentes com o abuso.