Saúde

Programação ampla marca Setembro como mês do Doador de Órgãos

A mobilização tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante
Manu Berbert , Itabuna | 08/09/2016 às 22:49
Santa Casa: Programação ampla marca Setembro como mês do Doador de Órgãos
Foto: Divulgação

O mês de setembro marca o Dia do Doador, lembrando sempre no dia 27, e uma vasta programação está prevista para comemorar a data. A mobilização tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante e reúne a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia (Coset), Organização para Procura de Órgãos (OPO – Sul Bahia), a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ceep.

  Na programação, no dia 13, um stande montado na praça Olinto Leoni contribuirá para a disseminação de informações sobre Doação de Órgãos durante toda manhã, além de um Seminário com o tema Doação de Órgãos e Transplantes, agendado para o Ceep – Polivalente, neste mesmo dia, entre às 8 horas e meio-dia. Ainda na programação, as duas últimas semanas de setembro contarão com uma Blitz de conscientização dos profissionais de saúde no Hospital Manoel Novaes, (dia 20) e no Hospital São Lucas (dia 21). Já para o dia 22, está agendada a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, entre às 14 e 18 horas, na praça de alimentação do Shopping Jequitibá de Itabuna. “Promoveremos um show de violino e sensibilizando a comunidade sobre a necessidade de discutir a autorização para a doação de órgãos”, acrescentou a enfermeira coordenadora da CIHDOTT da SCMI, Patrícia Betyar.

  Encerrando a programação do Mês do Doador, o domingo, dia 25, será marcado por um Passeio Ciclístico, com saída agendada para a Av. Aziz Maron. Ainda neste dia acontece a celebração de Missa em ação de graças – celebração em favor da vida, às 17 horas na capela do Hospital Manoel Novaes. A programação será encerrada no dia 27 de setembro com a Blitz de conscientização dos profissionais de saúde do Hospital Calixto Midlej Filho, com ações e abordagens durante todo o dia.

 O que já aconteceu

 A programação contou ainda com a realização da palestra de Doação e Transplante com profissionais da empresa Águia Branca, em Itabuna e palestra interativa com o temaEntendendo o processo de doação de órgãos, na Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita). Durante a 2ª Feira de Ciências do Núcleo Regional de Educação, realizada no Centro de Cultura ainda durante a semana passada, o tema Doação foi um dos escolhidos para trabalho estudantil. Alunos do curso de Gerência em Saúde do CEEP, em parceria com o setor Doação/Transplante da SCMI desenvolveram o projeto Declare seu amor pela vida. “Foi abordada a necessidade da divulgação das ações realizadas em nosso município incluindo o acompanhamento de 109 pacientes transplantados de rim, já que o transplante é a única terapia que depende da participação da sociedade”, registrou Patrícia Betyar.