Molbilização pela Santa Casa
AV , Santo Amaro |
24/07/2016 às 19:23
Mobilização para salvar a Santa Casa
Foto: DIV
A manifestação da comunidade em defesa da Santa Casa de Oliveira dos Campinhos, no distrito do mesmo nome, do município baiano de Santo Amaro, reuniu perto de 400 pessoas, na manhã deste domingo.
O ato que contou com a participação de moradores, lideranças políticas, empregados da Santa Casa e representantes do governo municipal, reacendeu a esperança e a motivação do provedor Mauricio Dias, de salvação da entidade, seriamente ameaçada de fechamento. O ato apartidário, que começou no Teatro que a Santa Casa mantém no distrito, nasceu com a juventude da pequena localidade de oito mil habitantes.
O provedor recebeu da comunidade abaixo-assinado com 1261 assinaturas para ser encaminhada ao governador da Bahia, Rui Costa, para salvar a Santa Casa, entidade 100% SUS estratégica para a saúde da população de Santo Amaro e mais 20 municípios. Muito importante também foi o Termo de Compromisso assinado, publicamente, pela representante da Secretaria da Saúde do município, lideranças da comunidade e Mauricio Dias para encaminhar ofício ao secretário estadual da Saúde, Fabio Vilas-Boas, e à Comissão Intergestora Bipartipe (CIB),autorizando o Governo do Estado a renovar o contrato com a Santa Casa, uma necessidade porque o município é de gestão plena na saúde, embora o município não contrate os serviços da Santa Casa de Oliveira alegando insuficiência de recursos.
Na avaliação de Mauricio Dias, o movimento hoje mostrou que a sociedade se apropriou do que lhe pertence: a Santa Casa. Foram depoimentos emocionantes, principalmente de servidores, há seis meses sem salários, mas continuando a trabalhar sem um dia de greve. Do teatro os manifestantes seguiram para abraçar o prédio histórico da Santa Casa, onde junto rezaram o Pai Nosso, pedindo a proteção divina para manter o importante hospital que salva muitas vidas.