Hospital tem dívida de R$ 25 milhões e pode deixar de atender a crianças e adolescentes
Da Redação , Salvador |
18/07/2016 às 10:50
Dolores Fernandes, da Sobape
Foto:
A presidente da Sociedade Baiana de Pediatra (Sobape), Dolores Fernandez, lamentou o anúncio feito pela direção do Hospital Martagão Gesteira de que suspenderá a prestação de serviços essenciais ao tratamento de crianças e adolescentes. Único hospital exclusivamente pediátrico da Bahia e especializado em oncologia, o Martagão Gesteira tem uma dívida declarada de R$ 25 milhões.
Em nome de todos os pediatras baianos, Dolores Fernandez, pede a atenção dos poderes públicos para evitar que milhares de crianças e adolescentes fiquem sem o atendimento especializado prestado pelo Martagão Gesteira.
“Conclamamos a atenção de todos os gestores da saúde nas esferas municipal, estadual e até federal. É preciso que nos voltemos para essa grave situação pela qual passa esse hospital, que é referência no atendimento de crianças e adolescentes”, alerta a presidente da Sobape.
Na última sexta-feira, Dolores Fernandez se reuniu com a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), professora Luciana Silva, para discutir o engajamento por uma melhor assistência para as crianças e adolescentes na Bahia.
Cirurgias
Com cirurgias suspensas às sextas-feiras, no próximo mês, o Martagão Gesteira também pode iniciar a desmobilização de outros serviços e equipes devido ao problema financeiro, agravado com a crise política e econômica do país, conforme declarou o superintendente da unidade, Antonio Novaes. O gestor afirma que solicitou reunião com o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto para expor a gravidade do problema.
Caso não haja sinalização positiva para o enfrentamento da crise com apoio dos governos, as crianças atendidas pelo hospital terão que ser transferidas para outras unidades da rede pública de saúde, ainda segundo o superintendente. A dívida da unidade já compromete o pagamento de médicos e fornecedores.
Referência
Mantido pela Liga Álvaro Bahia, o Martagão Gesteira foi fundado há 52 anos e está instalado no bairro do Tororó. Dispõe de 180 leitos, 20 dos quais são de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) e atende a 250 mil crianças por ano, com o suporte de uma equipe de cerca de 200 médicos. Com 900 funcionários, sobrevive com 98% dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) e 2% de doações.
Os interessados podem acessar o site www.martagao gesteira.org.br para efetivar inscrição como doador. Outras informações pelo telefone (71) 3032-3773.