Saúde

Simpósio de Hepatologia apresenta o que há de mais novo no tratamento

Segundo dia do Simpósio Hepatologia do Milênio debate obesidade e alcoolismo no cenário das hepatites
Texto&Cia , Salvador | 15/07/2016 às 18:35
Simpósio acontece em Salvador
Foto: DIV
O segundo dia de atividades do 19º Simpósio Hepatologia do Milênio foi marcado pelas discussões sobre os avanços nos medicamentos e diagnósticos no quadro de pacientes hepatopatas com problemas alcoólicos e obesidade. Com vista para o mar de Ondina, no Bahia Othon Palace Hotel, os participantes aproveitaram o dia de quinta-feira (14) com uma programação intensa de estudos sobre as hepatites.

Em auditório lotado, pesquisadores, médicos e estudantes de todo o Brasil e do exterior apresentaram o que há de mais novo no tratamento das hepatites virais. A palestrante Helena Cortez Pinto, de Portugal, iniciou a mesa redonda da manhã explicando a diferença no diagnóstico entre a hepatite não alcoólica e a doença alcoólica do fígado. Durante sua apresentação, a pesquisadora falou sobre as relações entre o alcoolismo, a obesidade e a hepatite.

Para representar a Bahia, a Dra. Reine Maria Chaves Fonseca seguiu com os debates sobre o manejo da diabete nos pacientes afetados pela hepatite, ressaltando a importância do diagnóstico e da mudança dos hábitos de vida por meio de dietas e uma rotina de exercícios. Ainda na sua apresentação, a médica compartilhou com os ouvintes pesquisas sobre métodos mais recentes de controlar a diabetes, como o Sistema Flash de Monitoramento de Glicose, um aparelho indolor que escaneia o nível de glicose dos pacientes.

Ainda no segundo dia, houve discussão de casos clínicos, comandada pelo organizador do evento, o Dr. Raymundo Paraná, que possibilitou aos participantes conhecer os melhores modos de diagnosticar e tratar os pacientes e interagir com a mesa de professores por meio do aplicativo oficial do congresso.

Nesta sexta-feira (15), último dia do evento, estão em destaque os novos tratamentos da hepatite C, os que já são disponibilizados pelo SUS e os que estão sendo desenvolvidos em outros países.

O 19º Simpósio Hepatologia do Milênio está sendo realizado no Bahia Othon Palace Hotel e reúne mais de mil especialistas brasileiros e de vários países com o objetivo de discutir os novos avanços nos tratamentos e diagnósticos das doenças do fígado.