A partir de amanhã, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vai sediar a 7ª edição do Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal. Promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), a ação tem o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e lesões pré-cancerosas, que podem ser removidas pela colonoscopia.
Até o dia 16 de julho, 120 colonoscopias serão aplicadas em pacientes entre 50 e 75 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames vão ser feitos em quatro salas, com a previsão de até 40 exames por dia.
Durante o evento, os médicos, médicos residentes e a população poderão assistir também a palestras relacionadas ao câncer colorretal e doença inflamatória intestinal. Na quinta e sexta-feira, às 10h, o coordenador da Sobed para os mutirões no Brasil, Lix Alfredo Reis de Oliveira, será o responsável por falar sobre prevenção do câncer. Já o gastroenterologista Bruno César da Silva abordará os aspectos da retocolite ulcerativa e doença de Crohn às 13h, também nos dias 14 e 15. Ambos os encontros vão ocorrer no Auditório do Edifício Anexo do Hospital Roberto Santos.
Serviço
7ª edição do Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal
Data: 14 a 16 de julho
Horário: 8h às 18h
Local: Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
Endereço: Rua Direta do Saboeiro, s/n - Cabula, Salvador (BA)