A capital vai receber neste lote 150 mil vacinas
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/05/2016 às 13:39
Posto do Clementino Fraga com demora de 30 a 40 minutos no atendimento
Foto: BJÁ
Os postos de saúde da Prefeitura na capital estão lotados de idosos para tomar a vacina contra a gripe, mas nem todos têm o produto. No Clementino Fraga, na Rótula dos Barris, um dos mais procurados da cidade as filas são imensas e a demora está em torno de 30 a 40 minutos, mesmo com toda organização, 4 salas com vacinadoras, cadeiras para os 'velhinhos' e assim por diante.
O último lote de vacinas que chegou a Bahia contém 840 mil novas doses que vieram do Rio de Janeiro para Região Metropolitana de Salvador e devem uma pequena parcela da população do estado. As vacinas começaram a ser distribuídas para os municípios ainda na quinta, quando duas cidades receberam a imunização.
Nesta sexta-feira (6), as vacinas estão sendo entregues às regionais de saúde do estado e outros municípios da região metropolitana para serem disponibilizadas para o público-alvo.
“No momento que nós recebemos ontem [quinta] a confirmação da chegada dessas doses, a gente já disparou o comunicado e várias bases operacionais já enviaram os carros que estão, nesse momento, por ordem, aguardando seus atendimentos para levar as vacinas para todo estado da Bahia", afirma Vânia Rebouças, vice-coordenadora de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
As vacinas saem da central acondicionadas em caixas térmicas, na temperatura recomendada pelo programa, que é de 2 a 8 graus positivos, e vão diretamente para base operacional de saúde das respectivas cidades.
De acordo com Vânia Rebouças, de cada cidade, a rede daquela base faz a distribuição para todos os municípios da área abrangência. Isso ocorre com mais 31 bases operacionais em todo o estado da Bahia.