Uma captação de órgãos aconteceu, na tarde de segunda-feira (29/02), no Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI). Rins e córneas foram doados pelos familiares do paciente de iniciais A.V.S.P., 14 anos, vítima de ferimento por projétil de arma fogo no último dia 17 de fevereiro.
A captação foi comunicada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HEC para a Organização à Procura de Órgãos (OPO) de Feira de Santana, situada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Esta organização tem um papel de apoiar as equipes das CIHDOTTs no trâmite da doação de órgãos e tecidos.
"Para que aconteça uma doação é necessário à autorização familiar com a presença de duas testemunhas, após avaliação do quadro clínico do paciente pela equipe assistente da unidade hospitalar, onde esta vai identificar que o paciente está com morte encefálica (SME) e nos avisar para que possamos realizar o trâmite da captação de órgãos e tecidos", explica Ana Andrea Pinho, membro da OPO/Feira.
Para Lívia Leite, gerente operacional do HEC, a realização de captação de órgãos em unidades hospitalares é muito importante, pois traz vida para outras pessoas. "No Brasil dispomos de um grande número de pessoas aguardando na fila de transplantes por um órgão ou tecido. Então, considero importante dizer sim à doação e poder ajudar outros pacientes. Parabenizamos a família do paciente em questão pelo ato de amor e solidariedade ao próximo, independente de quem seja", afirma.