Saúde

Prefeitura amplia cobertura saúde bucal em Salvador 21% da população

Número de pessoas assistidas na área alcança cobertura história de 21% da população
Agecom , Salvador | 26/12/2015 às 21:05
ACM Neto e o secretário José Antonio Rodrigues
Foto: Valter Pontes


A ampliação e requalificação da rede de postos municipais, além da contratação de cerca de 500 profissionais entre dentistas e auxiliares bucais, facilitaram o acesso dos soteropolitanos aos serviços odontológicos no município. Em três anos de nova gestão, a Prefeitura ampliou para mais de 600 mil o número de pessoas assistidas em atenção básica através das unidades da rede, alcançando a marca histórica de 21% de cobertura em saúde bucal.

"Estamos garantido um atendimento cada vez mais eficaz e eficiente, facilitando o acesso aos serviços de saúde através da ampliação da oferta dos procedimentos. Isso significa que estamos conseguindo devolver a autoestima, restabelecer as funções mastigatórias e fonéticas dos usuários do Sistema Único de Saúde, garantindo ao cidadão o prazer em sorrir", declarou Ticiane Mendonça, responsável pela Saúde Bucal de Salvador.

Além da reestruturação da atenção primária, a administração investiu nos atendimentos de média e alta complexidade na área com a reforma de três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em Periperi, Federação e Mussurunga. De forma pioneira, a Prefeitura introduziu ainda os serviços de prótese dentária de forma totalmente gratuita, com capacidade de atender cerca de 3.000 pessoas por ano. A rede assistencial da Secretaria Municipal da Saúde conta ainda com duas unidades odontológicas 24 horas - na Liberdade e em Brotas -, bem como em todas as UPAS da rede municipal, garante o atendimento de urgência e emergência ininterruptos à população.

Escolas - Com o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida dos alunos dentro do próprio ambiente escolar, a SMS quase que dobrou o número de escolas e estudantes assistidos pela estratégia, alcançando a marca histórica de 76% dos alunos matriculados na rede pública. Os profissionais de saúde realizam visitas periódicas para aplicação flúor e promoção da escovação supervisionada dos educandos e nos estudantes em que são identificados alterações da saúde bucal é realizado o encaminhamento para as unidades fixas municipais, com tratamento odontológico, onde passam a receber assistência integral. Kits compostos por creme e escova dentais também são distribuídos a cada três meses a todos os jovens cadastrados na estratégia. Em 2016, a  SMS irá incorporar o fio dental ao conjunto ofertado, incentivando o uso regular do produto que ajuda na eliminação das placas e na prevenção do tártaro.

Destaque no Nordeste - Em outubro desse ano, um estudo revelou que Salvador tem a melhor saúde bucal entre as capitais da região Nordeste do Brasil. Entre os resultados mais representativos da pesquisa destaca-se o índice que mensura a média de dentes cariados, obturados e perdidos na faixa etária de 12 anos. O município obteve um indicador de 0,8%, o que representa menos de um dente acometido por cárie a cada 100 indivíduos. O Levantamento Epidemiológico em Odontologia, realizado pala Universidade Federal da Bahia (Ufba), registrou ainda que quase 65% dessa população está livre da cárie, o que pode ser atribuído à qualificação e ampliação da oferta de serviços odontológicos pela Prefeitura de Salvador.