Uma experiência exitosa de dimensionamento da força de trabalho em grandes hospitais motivou a visita, hoje (18), ao Hospital Geral Roberto Santos, de um grupo integrado por técnicos da Escola de Saúde Pública de Andaluzia, comunidade autônoma da Espanha, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O objetivo é desenvolver uma metodologia para identificação de boas práticas a partir de experiências como a do HGRS/Sesab.
Recepcionados pelo diretor Geral do HGRS, Antônio Raimundo Pinto de Almeida, os técnicos ouviram uma explanação sobre o funcionamento e dinâmica do Hospital Geral Roberto Santos e o trabalho que vem sendo desenvolvido para a otimização dos serviços prestados à população. “Estamos reestruturando os serviços. O olhar da Sesab é no sentido de recuperar todo esse equipamento hospitalar e devolvê-lo à comunidade. Muita coisa já melhorou, mas o trabalho é imenso”, disse Antônio Raimundo, detalhando as ações já desenvolvidas.
A experiência do HGRS/Sesab é uma das seis experiências visitadas pela Escuela Andaluza de Salud Pública (EASP), parceira da OPAS e do Ministério da Saúde no trabalho de análise e identificação de boas práticas em saúde, visando ao desenvolvimento de metodologias, como afirmam Cristiane Gosch, da OPAS, e Larissa Coutinho, do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS, do Ministério da Saúde. A EASP esteve representada pelos técnicos Ángel Mena, Inmaculada Asensio e Amélia Martín.
Manual
“No HGRS, foi feito desde o piloto do trabalho até a validação final dos parâmetros para o estado da Bahia”, informou Bruno Guimarães de Almeida, diretor da DGETS, Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde, órgão da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde – SUPERH, da Sesab. O trabalho, iniciado em 2010 e concluído em 2013, resultou no Manual de Planejamento da Força de Trabalho em Saúde, como parâmetro para dimensionamento de hospitais gerais.
A experiência – Dimensionamento da Força de Trabalho nas Unidades Assistenciais da Rede Própria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – foi premiada pelo Prêmio INOVASUS (Inovação na Gestão do Trabalho em Saúde e valorização de boas práticas) e agora é conhecida mais detalhadamente pelos técnicos da Escuela Andaluza de Salud Pública pelo potencial de contribuir com o melhoramento de práticas de gestão do trabalho em saúde.
Além do diretor, Bruno Almeida, outras duas técnicas da DGETS, Cíntia Conceição e Aline Maciel, acompanharam o grupo na visita a alguns setores do Hospital Roberto Santos, em particular a Emergência Adulto, que registra as intervenções mais significativas feitas pela Diretoria do HGRS nos últimos meses. Além de dependências e enfermarias da Emergência, os visitantes encontraram com uma equipe do programa de humanização, o PermanecerSUS, cujo trabalho “Experiência do SUS que dá certo” foi premiado concorrendo com mais de 280 trabalhos de todo o país.