Saúde

CANAVIEIRAS: Mutirão do Outubro Rosa atende centenas de mulheres

vide
Ascom PMC , Canavieiras | 21/10/2015 às 11:54
Atendimento às mulheres em Canavieiras
Foto: DIV

A Secretaria da Saúde de Canavieiras promoveu no Centro Médico de Canavieiras (na área do Hospital Régis Pacheco), um mutirão de saúde em comemoração ao “Outubro Rosa”. No evento, foram realizados diversos serviços médicos e laboratoriais, além de atividades ligadas à educação física e beleza.

Explica a secretária Roberta Barros, que a finalidade da mobilização do Outubro Rosa é sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a importância do diagnóstico precoce.  “Uma doença que está entre as mais curáveis, é a maior causadora de óbitos nas mulheres no país. A cada ano, milhares de brasileiras têm a vida interrompida pelo câncer de mama, e a situação poderia ser diferente por meio de um simples diagnóstico precoce”, ressalta.

Explica a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que a mobilização do Outubro Rosa foi uma excelente oportunidade para intensificar a realização de exames preventivos e atividades educativas nas unidades de saúde. “A maioria das mulheres já tem o hábito de se cuidar, mas todos esses serviços à disposição são um incentivo a mais. Já as atividades ligadas à educação física e beleza buscam proporcionar à essas mulheres momentos de autoconhecimento, integração e valorização da autoestima”, disse a secretária.

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde, foram realizados 64 exames ginecológicos, 200 aferições de pressão e glicemia, 102 testes rápidos para HIV e sífilis, 30 consultas com ginecologistas, 20 consultas com nutricionista e 50 cortes de cabelo com escova. No entender da secretária, além da realização dos exames, é fundamental que as mulheres se conscientizem sobre os riscos do câncer de mama e que a prevenção é a melhor forma de combate.

Além do mutirão de sexta-feira, durante todo o mês as Unidades de Saúde da Família (USF) do município realizaram diversas atividades com as mulheres. Os serviços incluíram, além do atendimento médico, palestras e outras ações educativas, realizadas pelos profissionais da saúde. O Encerramento da Campanha será na próxima quinta-feira (29), com uma pedalada pelas principais ruas da cidade, com a participação de profissionais da saúde e toda a comunidade.