Saúde

Radioterapia para câncer de mama já está disponível através do SUS

Equipamento adquirido pelo Hospital São Rafael, de forma pioneira, é o único na Bahia e reduz o tempo de tratamento e efeitos colaterais da radioterapia convencional
Lume Comunicação , Salvador | 19/10/2015 às 14:54
Intrabeam
Foto: Divulgação

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), da capital baiana, já podem ter acesso ao tratamento radioterápico intraoperatório para combater o câncer de mama. O Hospital São Rafael foi pioneiro no país a adquirir o aparelho Intrabeamque é o único na Bahia. O equipamento permite que a irradiação seja feita ainda durante a cirurgia, substituindo o tratamento convencional de seis semanas de duração, por uma aplicação em dose única.

De acordo com o coordenador do serviço de mastologia do São Rafael e ex-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia, Ézio Novais, o aparelho representa um avanço para o tratamento de pacientes com câncer de mama, por reduzir os efeitos colaterais da radioterapia convencional. “Diferente do procedimento convencional, a radioterapia intraoperatória é feita logo após a remoção do tumor, ainda durante a cirurgia”, explica.

O processo é realizado através de um acelerador linear de elétrons miniaturizado com feixe de fótons de baixa energia (40kVp), e dura de 20 a 30 minutos. “Durante o procedimento, a posição do tumor é calculada e ele é removido. Feito isso, o Intrabeam é colocado na cavidade para fazer a irradiação. Em seguida, o aplicador é retirado e a incisão fechada”, esclarece o médico.

Apesar de ter aproximadamente 600kg, o Intrabeam é considerado um aparelho portátil e pode ser conduzido para diferentes salas de cirurgia sem grandes dificuldades. Contudo, Ézio faz uma ressalva. “O aparelho é indicado apenas para pacientes no estágio inicial da doença, com tumores de até três centímetros”, por isso, a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce.

O Hospital São Rafael foi o primeiro no país a adquirir o equipamento, no ano passado e, hoje, somente mais dois hospitais de São Paulo dispõem do aparelho. No início, o tratamento era feito, na Bahia, somente de forma particular, o que fez com que o São Rafael articulasse a inclusão da radioterapia Intraoperatória, através do SUS. Alguns planos de saúde também já passaram a cobrir o procedimento.   

 

Vantagens do aparelho

O Intrabeam conta com raios-x de baixa energia e um braço articulado com freios magnéticos que permitem movimentos com precisão submilimétrica. Após a retirada do tumor, o médico posiciona o aplicador dentro da cavidade e o físico calcula os parâmetros usados na entrega da dose de radiação. “O uso do aparelho praticamente não apresenta riscos para a equipe médica envolvida, pois a radiação emitida na sala de cirurgia é mínima”, afirma o radio-oncologista Arthur Accioly.

Outras vantagens são o melhor resultado estético, a proteção como um todo do tecido mamário e a substituição do tempo de radioterapia convencional, que normalmente leva até seis semanas. “O tratamento é mais confortável, seguro e menos custoso para o paciente”, revela.

Algumas outras aplicações para a radioterapia intraoperatória ainda estão em estudos, como por exemplo, na pele e no abdômen, possibilitando que pacientes que possuem outras lesões sejam também favorecidos pelo uso do equipamento.

Serviço:

Serviço de Oncologia

Endereço: Avenida São Rafael, 2152, São Marcos.

Radioterapia: 6h às 20h (de segunda a sexta).

Oncologia: 8h às 18h (de segunda a sexta)

Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro

Endereço: Rua Pastor José Guilherme de Moraes, nº 209, Pau da Lima.

Telefone: (71) 3281-7770 / 3281-7771  (Recepção) / 3281-7770 (Portaria.

Horário de Atendimento: 8h às 18h (segunda a sexta).

São Rafael – Unidade Onco

Endereço: Av. Professor Magalhães Neto, 1450, Edf. Millenium Empresarial, Pituba.

Telefone para contato: (71) 3343-8000.

Horário de Atendimento: 8h às 18h (segunda a sexta).