Desta vez o Mutirão da ABM é para prevenção de aneurisma
Maria Del Carmen Gonzáles , Salvador |
17/10/2015 às 11:43
Pacientes atendidos no mutirãp
Foto: ABM
A Associação Bahiana de Medicina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional Bahia (SBACV-BA) realizam, neste sábado, das 8h às 17h, na sede da ABM (Ondina), o Mutirão de Aneurisma Abdominal para detecção de Aneurisma. Podem participar homens e mulheres a partir de 55 anos, Hipertensos, Tabagistas ou que já tenham sido; ou aqueles que tenham familiares com aneurisma.
As 100 senhas de atendimento gratuito serão distribuídas somente no dia anterior ao Mutirão (dia 16/10). Para obter a senha, é obrigatório apresentar documento de identidade.
O que é Aneurisma da aorta abdominal
O aneurisma de aorta abdominal é uma doença grave, com altas taxas de mortalidade, mas que quando diagnosticada precocemente tem grande potencial de cura. O diagnóstico precoce pode salvar uma vida.
Os aneurismas da aorta abdominal são os aneurismas mais frequentemente encontrados na prática clínica. São de 3 a 7 vezes mais frequentes na aorta abdominal do que na aorta torácica. Afetam mais homens do que mulheres numa proporção de 4:1. Sua ocorrência é maior nos homens brancos e menos frequentes nos de raça negra. Nos
asiáticos, a frequência é equivalente aos de raça branca.
Os aneurismas de aorta começam a aparecer próximo aos 50 anos, sendo muito pouco frequentes abaixo dos 55 anos e atingindo sua maior incidência em torno dos 80 anos. Nas mulheres os aneurismas começam a aparecer em idade mais avançada, acima dos 60 anos.
A prevalência é de cerca de 5% dos homens e 1% das mulheres acima de 55 anos.
Os principais fatores de risco são: idade, predisposição familiar, tabagismo, hipertensão arterial.