Saúde

Método Canguru é realizado na UTI Neonatal e no berçário do HEC

Para a coordenadora do setor de Fisioterapia do HEC, Girlane Santiago, este método reúne estratégias de intervenção biopsicosocial e estimula o contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso o mais precocemente possível.
ASCOM HEC , Salvador | 09/10/2015 às 10:43
Método Canguru é realizado na UTI Neonatal e no berçário do HEC
Foto: Divulgação

As mães que estão acompanhando seus filhos na UTI Neonatal e no Berçário do Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) têm ao seu dispor uma assistência humanizada através do método canguru. Este método possui inúmeros benefícios para a mãe e para o recém-nascido, através do contato pele a pele. Para o bebê, mantém a temperatura corporal estável, melhora a oxigenação e estimula a respiração; diminui o refluxo, propicia ciclos regulares de sono profundo, proporciona ganho ponderal mais rápido, diminui os períodos de agitação e choro, e mantém períodos de alerta mais prolongados e interativos.

Para a mãe, auxilia no aumento de produção do leite materno e aumento do período de amamentação; proporciona melhor equilíbrio emocional, devolve o senso de controle e confiança na habilidade de cuidar do filho, e proporciona maior competência dos pais no manuseio do recém-nascido. Para a coordenadora do setor de Fisioterapia do HEC, Girlane Santiago, este método reúne estratégias de intervenção biopsicosocial e estimula o contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso o mais precocemente possível. “Esta relação propicia o desenvolvimento de maior vínculo afetivo de forma crescente e permite, dessa forma, uma maior participação dos pais e da familia no cuidado ao seu recém-nascido. Isto melhora a segurança dos mesmos e reduz o tempo de permanência hospitalar”, explica.

Segundo Silvany Silva Nascimento Reis, mãe da recém-nascida de iniciais A.B.S.N.R., internada na UTI Neonatal, fazer o canguru foi mais uma oportunidade de fortalecer o vínculo de amor entre ela e sua filha. “Foi um momento de troca de carinho onde senti seu coração unido ao meu, me trazendo muita felicidade”, conta, com um sorriso alegre no rosto.