A Santa Casa da Bahia inaugura na próxima segunda-feira (28), às 10h30, as novas instalações da Enfermaria São Cristóvão, no Hospital Santa Izabel. Com 37 leitos, a unidade oferta 100% do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebeu intervenções que priorizam o aumento do conforto, qualidade e segurança de pacientes e profissionais de saúde.
Além de exercer importante papel assistencial, a enfermaria São Cristóvão é uma das mais tradicionais do Santa Izabel. Ela tem relevante desempenho na área de ensino, acolhendo as atividades dos internos de faculdades de medicina e de residentes em cardiologia, pneumologia, reumatologia e neurologia.
A reforma foi financiada parcialmente com recursos de emendas parlamentares da senadora Lídice da Mata e dos então deputados federais Joseph Bandeira e Jânio Natal e com recursos próprios da Santa Casa da Bahia. No total, foram investidos recursos da ordem de R$1,3 milhão.
“O processo de qualificação contínua do Hospital Santa Izabel, vem registrando avanços expressivos e impactando positivamente numa maior segurança dos processos dentro da instituição, maior conforto dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, e tem ajudado a consolidar duas marcas do hospital: a humanização do atendimento e a resolutividade da assistência”, avalia o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.
A Enfermaria São Cristóvão contará com três salas separadas para discussão clínica, com suporte de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e terminais eletrônicos para o prontuário, bem como acesso à ferramentaUpToDate de atualização médica. "A Santa Casa da Bahia tem o compromisso de oferecer assistência de excelência com modernos recursos tecnológicos para diagnóstico e tratamento e permanente aprimoramento do nosso quadro de profissionais", diz Roberto Sá Menezes.
O superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz, reforça que os investimentos em todas as áreas são permanentemente sintonizados com a atenção ao indivíduo, sem perder de vista o coletivo e o comprometimento com os valores e missão da instituição. "Nossa prioridade é continuar aprimorando processos, qualificar ainda mais os profissionais e os atendimentos em áreas nas quais o Santa Izabel é considerado padrão de excelência", afirmou.
O diretor Técnico Assistencial do Santa Izabel, Ricardo Madureira, anuncia que 22 dos 37 leitos dessa enfermaria recebem pacientes regulados pela Central de Regulação Estadual, oriundos da rede de urgência e emergência, bem como de outros hospitais, com a finalidade de diagnósticos e tratamentos de situações de maior complexidade. "É um espaço, portanto, com importante e histórico papel na rede do SUS", disse.