Saúde

Setembro verde visa conscientizar população sobre câncer de intestino

Vide
Antonius , Salvador | 11/09/2015 às 09:17
“Geralmente, o tumor de intestino cresce de forma silenciosa”, adverte o coloproctologista Rogério Medrado, integrante do grupo médico do Centro de Hematologia e Oncologia (Cehon) e membro da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino (Abrapreci), entidade responsável em todo o país, ao lado da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, pela campanha “Setembro Verde”, que visa a conscientizar a população para a luta contra o câncer de intestino.

“Seus sintomas, como o sangramento nas fezes, diarreia e prisão de ventre alternadamente, sensação de evacuação incompleta e de gases, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia e perda de peso sem motivo aparente, somente aparecem quando a doença já está instalada”, ressalta Medrado, entusiasmado com o êxito da “Setembro Verde” em Salvador.
 
“Os objetivos são mostrar a importância de se prevenir a doença e conseguir um diagnóstico ainda no início, informando também as formas de tratamento”, explica o coloproctologista, assegurando que uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos e hábitos saudáveis de vida são os principais aliados para a prevenção.

Também engajado na campanha, o coloproctologista  Marcelo Barreto, da Clínica Gastrocirúrgica, assegura que o consumo de gordura animal e de álcool, ao lado da obesidade, do sedentarismo e do tabagismo, “são reconhecidamente fatores de risco para o aparecimento do câncer de intestino”. Ressalta que os exames de colonoscopia, que permite detectar a presença de pólipos ou tumores em estágios iniciais, e de sangue oculto nas fezes estão classificados como “fundamentais” para que se obtenha precocemente o diagnóstico.

Além do Cehon e da Gastrocicúrgica, a iniciativa tem também contado com o apoio do Instituto Cárdio Pulmonar, com ações de conscientização, como a distribuição de folhetos informativos sobre o tema, reforçando a necessidade do diagnóstico e prevenção precoce da doença. O Elevador Lacerda, um dos famosos cartões postais da Bahia, está iluminado na cor verde, remetendo à campanha.