A Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, administrada pela Santa Casa da Bahia, está realizando durante toda esta semana uma série de atividades para discutir a questão da amamentação e o retorno ao trabalho. O evento acontece na Semana Mundial de Amamentação, celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto. O tema que está sendo reforçado este ano é ‘Amamentar e trabalhar: para dar certo o compromisso é de todos’.
A programação continua até sexta-feira, 7, quando haverá um ato público no estacionamento da Maternidade de Referência, promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (COAMAS). A programação na Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto envolve ainda palestras, exposição, bate-papo informativo e exibição de vídeos.
Segundo a enfermeira Cristiane Pinto, coordenadora do Método Canguru, na Maternidade de Referência, o aleitamento materno contribui não só para a saúde das crianças como traz benefícios também às mães, reduzindo os riscos de câncer de mama, ovários e endométrio, além de reforçar o vínculo entre mãe e filho. “A amamentação é capaz de proporcionar a nutrição de alta qualidade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da criança. Também reduz a mortalidade infantil ao diminuir a incidência de doenças", acrescenta Cristiane.
100% SUS - Equipamento público da estrutura do Governo do Estado da Bahia, a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto é administrada pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia desde a inauguração, em 2006, por meio do Programa Estadual de Organizações Sociais.
A unidade destina 100% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e é reconhecida como hospital de excelência na assistência as gestantes com gravidez de alto risco.