O último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética classificou o Brasil como líder no ranking do segmento, desbancando os Estados Unidos. Por ano, 1.400.000 procedimentos são realizados. O número chama a atenção para a importância de procurar um cirurgião plástico qualificado, antes de qualquer intervenção estética.
No Dia Nacional da Saúde (5), o cirurgião plástico baiano, Daniel Azevedo, explica que muitas pessoas se arriscam ao se submeterem a procedimentos cirúrgicos sem a devida segurança. “O primeiro passo é consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e checar se o profissional é certificado pelo órgão. Esse simples cuidado pode reduzir bastante os riscos”, alerta.
Estatísticas apontam que, por ano, cerca de 90 mil lipoaspirações são feitas no país, sendo a cirurgia mais realizada no Brasil, como também em Salvador. Procurado, principalmente, por mulheres, o método também tem conquistado cada vez mais o público masculino. Um dado da SBCP diz que os homens representam 20% dos adeptos a esse tipo cirúrgico. Há dez anos, eles representavam 8%.
Daniel Azevedo ressalta que a lipoaspiração é um procedimento médico como qualquer outro que precisa de cuidados. Por isso, a necessidade de escolher um bom profissional, como também avaliar se o centro cirúrgico está preparado. “As pessoas devem ter medo de fazer qualquer intervenção em outro lugar que não seja o centro cirúrgico. É somente nele que o paciente terá maiores chances de sair melhor do que chegou”, explica.
A lipoaspiração é uma cirurgia que consiste em aspirar gordura localizada através de uma cânula de calibre fino. Essa cirurgia oferece melhor contorno corporal, desde que essas alterações sejam devidas às gorduras localizadas. “A recuperação de uma lipoaspiração é rápida. Normalmente, em uma semana a paciente já está apta para trabalhar”, conclui.
Confira algumas dicas para o seu sucesso cirúrgico:
- Certifique-se de que o local onde o procedimento será realizado é credenciado e capaz de oferecer as condições ideais para o procedimento.
- Pergunte ao cirurgião plástico sobre sua certificação e experiência, sobre o procedimento e possíveis riscos.
- É crucial que você saiba de todos os possíveis riscos da cirurgia plástica em questão, antes de se submeter a ela.
- É interessante confirmar antes se o médico pode recebê-lo para todas as consultas de pós-operatório, e que o mesmo forneça um número de contato direto para casos de emergência.
- A mesma instalação onde o procedimento foi realizado deve oferecer os cuidados pós-operatórios, como também ser capaz de lidar com qualquer complicação.
- Você também deve pesquisar na internet, mas deve ficar atento a sites bonitos e chamativos. A qualidade do site não é necessariamente condizente com a do cirurgião plástico.
- Cuidado com procedimentos baratos! Você não sabe os motivos do baixo custo. Pode ser tentador, mas é fundamental fazer a checagem necessária.