Saúde

Salvador tem Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria

Programação começa nesta quarta (17), às 14h30, e segue até sábado (20), no Bahia Othon, em Ondina



Imprensa Pediatria , Salvador | 17/06/2015 às 11:18
Dra Herminia Guedes
Foto: DIV
Começa nesta quarta-feira (17), às 14h30, e segue até sábado (20) o 13º Congresso Brasileiro de Alergia e
Imunologia em Pediatria que reunirá médicos, estudantes e especialistas de várias partes do país no Bahia Othon, no bairro de Ondina, em Salvador.

O encontro é promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Baiana
de Pediatria (Sobape) e trará discussões atualizadas sobre temas de alta prevalência em Salvador, como rinite alérgica, dermatite atópica e asma. 

Segundo dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISAAC – sigla em inglês) – fase
3, em crianças de 6 a 7 anos, a prevalência de sintomas de rinite alérgica é de 39,8%, a prevalência de sintomas de dermatite atópica é de 7,3% e de sintomas de asma em atividade é de 17,2%. Entre os adolescentes de 13 a 14 anos, a prevalência de sintomas de rinite alérgica é de 44,2%, a prevalência de sintomas de dermatite atópica é de 6,5% e de sintomas de asma em atividade é de 24,6%.

A atividade é presidida pela pediatra da Sobape, dra. Hermila Guedes, que destaca a importância do congresso na atualização e reciclagem na prática clínica da especialidade. 

Temas como diagnóstico da alergia alimentar, alergia à proteína do leite de vaca, asma em atletas, urticárias e alergia ocular também estarão em pauta durante o 13º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria.