Médicos, residentes e enfermeiros do Hospital São Rafael (HSR) participaram, neste mês, do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria, coordenado pelo Grupo Incor - Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os profissionais, que já atuam na unidade de saúde, receberam treinamento específico e direcionado para situações de emergência pediátrica como acidentes em geral, quadros de pneumonias, desidratação e choque grave, além de parada cardiorrespiratória. Casos como esses podem ser comuns nas emergências pediátricas e, por isso, exigem dos profissionais envolvidos cuidados especiais e a sistematização no atendimento.
As atividades teóricas e práticas fizeram parte do curso, realizado no HSR. Instituído há mais de vinte anos, o PALS tem por objetivo habilitar os profissionais que assistem crianças em situações emergenciais através de princípios de organização de equipe de assistência e procedimentos clínicos, como: o suporte de vias aéreas, acesso vascular, desfibrilação e massagem cardíaca. Nos dias 18 e 19, os alunos realizaram treinamento intensivo, nas mais diversas situações clínicas.
Coordenado pela enfermeira Yara Sako, do Incor, o curso contou com a participação de instrutores de centros pediátricos de São Paulo (Sírio-Libanes), e instrutores do São Rafael. Vinte e quatro alunos foram aprovados com certificação da American Heart Association, sendo oito residentes de primeiro ano, onze médicos assistentes e cinco enfermeiras - todos do Serviço de Pediatria do Hospital.
Centro Formador Nacional
No dia 20 de abril, foi realizado ainda um dia de extensão para a formação de instrutores. Seis médicos e duas enfermeiras foram aprovados, com objetivo de estabelecer o Hospital São Rafael como Centro Formador nacional do PALS. De acordo com o coordenador da Pediatria da unidade, Roberto Sapolnik, a proposta do Hospital é realizar quatro cursos por ano, garantindo que todos os profissionais da instituição, que atendam crianças em situações emergências, realizem o treinamento a cada dois anos, inclusive como requisito para uma futura certificação internacional pela Joint Comition.